<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Endometriose: «Na presença de sintomas é importante consultar o médico para que sejam realizados exames que ajudem a confirmar o diagnóstico», Mónica Gomes Ferreira, ginecologista

7 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

Não se sabe exatamente quantas mulheres têm endometriose, pois geralmente o quadro pode ser diagnosticado apenas pela visualização direta da parte interna do útero.

Na endometriose, fragmentos de tecido endometrial, que normalmente se encontra apenas no revestimento interno uterino (endométrio), crescem para fora do útero.

A endometriose afeta de forma mais comum os ovários ou trompa de Falópio, mas também pode ocorrer dentro ou na superfície da bexiga, ou intestinos, por exemplo, sendo que a sua causa não é completamente conhecida, no entanto, sabe-se que depende de estrogénio para crescer.

A endometriose pode dificultar a gravidez, sendo muitas vezes diagnosticada durante exames para identificar a causa da infertilidade feminina.

«A endometriose pode comprometer a fertilidade da mulher e causar dor (sobretudo antes e durante a menstruação e durante a relação sexual), mas às vezes não causa sintomas», refere em entrevista à Forever Young, Mónica Gomes Ferreira, especialista em obstetrícia e ginecologia, CEO e co fundadora da MS Medical Institutes e diretora do Instituto Mulher e Saúde.

Veja a entrevista  aqui: