Enfarte. Estes são os 10 principais sintomas a que deve estar atento

Proteja a sua saúde e reduza o seu risco de problemas cardiovasculares.

O enfarte agudo do miocárdio é infelizmente um problema que pode acontecer a qualquer pessoa, independentemente do gênero ou idade. Todavia esta é uma situação clínica mais prevalente em pessoas com mais de 45 anos.

Os sintomas mais severos surgem quando existe um bloqueio ou entupimento de um dos vasos sanguíneos do coração, impedindo a circulação sanguínea e provocando a morte das células.

 

Que fatores de risco devo considerar?

Embora a idade seja considerado o principal fator de risco, a maior parte destes podem ser precavidos «através da alteração dos comportamentos de risco e com a ajuda de medicação». Os fatores de risco vascular são o tabagismo, o excesso de colesterol, a diabetes, a hipertensão arterial e o excesso de peso

Tal como a idade, os fatores de risco genéticos não dependem muito do nosso controlo. Sobretudo, se tem algum familiar em primeiro grau que tenha sofrido um enfarte agudo do miocárdio em idade precoce. Mais uma razão para vigiar de perto os fatores de risco vascular.

 

Principais sintomas de enfarte?

A maior parte dos sintomas associados a um enfarte podem surgir ou intensificar-se com a realização de um qualquer esforço físico ou período de maior stress. Isto acontece porque nestes momentos o coração esforça-se mais e, como tal, podem ser mais evidentes os efeitos da falta de circulação.

Eis os principais sintomas a que deve prestar maior atenção:

 

  1. Dor no lado esquerdo do peito em forma de aperto, pontada ou peso, que pode irradiar para o pescoço, axilas, costas e braços;
  2. Dormência ou formigueiro no braço esquerdo;
  3. Dor de estômago, sem ser provocada por alimentos;
  4. Dor nas costas;
  5. Mal-estar;
  6. Enjoos e tonturas;
  7. Palidez e suores frios;
  8. Dificuldade a respirar;
  9. Tosse seca;
  10. Dificuldade a dormir.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...