Cidade francesa proíbe população de morrer ao fim de semana (e aos feriados): há um motivo para tal

Cidade na França tem o que provavelmente é uma das leis mais bizarras do mundo: é proibido morrer nos fins de semana e feriados.

Apesar de parecer, e ser, absurda, essa lei criada pela câmara municipal do local tem um bom motivo por trás.

A ordem que proíbe os residentes de morrerem em finais de semana e feriados é específica de uma região rural na França, no vilarejo de La Gresle, na região de Loire, próximo de Lyon. Foi estabelecida depois de um caso específico que aconteceu na cidade. A 1º de dezembro de 2019, um domingo, um homem que vivia num lar de idosos faleceu.

O problema? Não havia médicos a trabalhar no dia e que pudessem atestar o óbito. A camara passou duas horas à procura de um profissional até que conseguiu que um médico de uma região vizinha fosse até La Gresle para ajudar. Por causa do absurdo da situação de não haver médico nem para atestar um óbito, dez dias depois a presidente da câmara, Izabel Dugele, declarou uma nova ordem: é proibido para residentes morrerem em casa aos sábados, domingos e feriados públicos por tempo indeterminado.

Não chega a ser uma lei promulgada, mas ainda é uma ordem oficial da câmara. Também não existem punições, como dá para imaginar, e a própria responsável reconhece que é um pedido absurdo. Mas ela afirmou que deu a ordem como uma forma de chamar a atenção para a situação crítica da saúde no pequeno vilarejo com menos de mil habitantes na área rural da França.