Partilhar

Saiba como pode ajudar a conseguir que a sua seja uma cidade mais sustentável

No próximo dia 08 de Novembro celebra-se o Dia Mundial do Urbanismo, cujo principal objetivo é o de consciencializar da necessidade de gerar ambientes mais saudáveis dentro das cidades.

7 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

O tráfego e a indústria são as principais fontes de contaminação atmosférica nos grandes núcleos urbanos. Os ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, promovidos pela Organização das Nações Unidas, instam os governos a colocar em marcha ações que reduzam os níveis de emissões de CO2, que a nível nacional, quer local.

Com estes objetivos em mente, a EasyPark apoia as cidades com a disponibilização do Parking Data as a Service, um serviço que permite mapear e analisar a disponibilidade de lugares de estacionamento, organizados por zona e hora, permitindo conhecer e compreender o inventário de lugares disponível na cidade e o nível de ocupação dos mesmos.

Através da recolha de dados por georreferenciação e com um software da própria empresa, é possível identificar todos os lugares de estacionamento e a sua tipologia – como por exemplo público, residentes e/ou para deficientes. De seguida, a EasyPark integrar e analisa os dados, identificando pontos críticos nas cidades, seja no que diz respeito aos congestionamento dos mesmos, ou à necessidade de alterar as tipologias de estacionamento.

A informação que se gera, não apenas ajuda a reduzir as emissões de CO2, mas também se tornam, no mundo atual, imprescindíveis para que os responsáveis pela mobilidade nas cidades possam tomar decisões informadas e, de facto, equilibradas.

Mas, não são apenas os municípios que devem agir. Os cidadãos também podem ajudar com a sua pegada na luta contra a contaminação, colocando em prática algumas recomendações como as que apresenta a aplicação EasyPark:

• Planifique a sua deslocação: informe-se da melhor rota a seguir ou onde estacionar, permitirá poupar tempo e, como consequência, combustível;

• Estacione numa zona regulada: o seu principal objetivo é o de fomentar a rotatividade de veículos, pelo que a probabilidade de encontrar um lugar disponível aumenta e evita estar às voltas com o carro.

• Fuja do stress: cerca de metade dos condutores stressam-se na hora de procurar estacionamento, e 40% consideram uma chatice deslocar-se ao parquímetro quando estacionam numa zona regulada. Este mau estar traduz-se num maior uso das travagens e acelerações bruscas e em acidentes leves, que são outra forma de contaminação.

• Reserve o seu estacionamento: se pretende utilizar o seu tempo ao máximo, experimente reservar lugar de estacionamento.

• Novas formas de mobilidade: cada vez conhecemos mais alternativas aos transportes tradicionais e o carro elétrico destaca-se entre todas estas pelo seu avançado estado de desenvolvimento.

 

Mais Recentes

Nuria: conheça a próxima depressão que atingir Portugal esta semana

há 5 minutos

Novas regras do Registo Nacional de Utentes em vigor para melhorar serviços de saúde

há 16 minutos

Banda composta por utentes autistas ajuda músicos a ganhar autonomia

há 26 minutos

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

há 35 minutos

Óbito : Morreu o ator Val Kilmer, de “Top Gun” e “The Doors”

há 1 hora

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 17 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 17 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 18 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 18 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 18 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 19 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 19 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 19 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 20 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 20 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 20 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 21 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 21 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 22 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.