O livro presta tributo aos cirurgiões que, pela sua contribuição essencial na evolução das técnicas e diagnósticos, tornaram a cirurgia vascular uma especialidade de referência no campo da Medicina. O professor catedrático José Fernandes e Fernandes é um dos nomes destacados nesta obra, sendo lembrado não apenas pelo seu papel enquanto director da FMUL, entre 2005 e 2015, mas também pelos seus 40 anos de dedicação à cirurgia vascular.
A sua carreira foi marcada por inovações, tanto em Portugal como noutros países, que constituem um legado profundo no ensino e na prática médica.
O livro, que levou 10 anos a ser concluído, inclui ainda entrevistas gravadas em vídeo que preservam o testemunho e a experiência destes cirurgiões para as gerações futuras. A apresentação do livro ocorreu durante o encontro anual da Society for Vascular Surgery, um evento de grande relevância na área.
José Fernandes e Fernandes comentou o reconhecimento de que foi alvo, «foi uma agradável e inesperada surpresa neste Outono da vida», afirmou, recordando que a sua entrevista para o livro foi realizada aquando da sua eleição como Honorary Member da SVS, em 2014. Na ocasião, destacou o seu apreço pela obra do professor Cid dos Santos e pela Escola que este criou.