<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Entrevista: «Embora Portugal seja um dos países europeus com mais sol, a realidade é que a sua população apresenta deficiência em vitamina D», Inês Veiga, farmacêutica

11 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel (que se dissolve nos lípidos), cuja principal função é manter os valores normais de cálcio e fósforo no sangue.

É do conhecimento público que os portugueses têm falta de vitamina D, apesar de termos bastante sol.

A deficiência de vitamina D é explicada pela genética da população portuguesa que geram uma predisposição para o défice de vitamina D, ou pela fraca exposição solar e/ou colocação imediata do protetor solar assim que se vai parta a rua.

Isto durante os meses de Verão, pois entre Outubro e Abril o sol está baixo e não permite a síntese do nutriente na pele. E cada vez mais estudos sugerem que é essencial fazer suplementação de vitamina D.

Falámos com Inês Veiga, farmacêutica, para perceber a importância desta vitamina nas crianças, nos adultos e nas grávidas, sendo que, relativamente a estas, o estudo MAVIDOS, publicado a 18 Setembro, mostra que as crianças cujas mães tomaram vitamina D durante a gravidez desenvolvem ossos mais fortes.

Veja a entrevista aqui: