O presidente brasileiro está com várias feridas na perna, sendo que a suspeita dos médicos é de que se trata de erisipela, um processo infecioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular.
Causas e sintomas
A erisipela causa vermelhidão, dor e inchaço, o que ocorre principalmente nas pernas, mas pode afetar também os braços, o abdómen e a face – sintomas semelhantes aos da celulite infeciosa.
Ocorre quando as bactérias, que fazem parte da flora bacteriana da pele, principalmente a bactéria estreptococo, penetram no tecido cutâneo aproveitando os canais de entrada na pele devido a cortes ou feridas.
Essas bactérias provocam infeções que rapidamente afetam os vasos linfáticos existentes na segunda camada da pele. Como resultado, a pele fica dorida, avermelhada, inchada e quente, podendo originar febre e calafrios.
O tratamento da erisipela é feito com o uso de antibióticos. Sendo na maioria das vezes, é possível prevenir a erisipela: se acontecer um corte por acidente, é fundamental lavar as feridas com água e sabão, enxugando bem com uma toalha.