<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Erisipela: conheça a infeção que médicos suspeitam ter atingido Jair Bolsonaro

(Brasília - DF, 24/03/2020) Pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro em Rede Nacional de Rádio e Televisão. Foto: Isac Nóbrega/PR
9 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

Vamos ver em que consiste.

O presidente brasileiro está com várias feridas na perna, sendo que a suspeita dos médicos é de que se trata de erisipela, um processo infecioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular.

Causas e sintomas 
A erisipela causa vermelhidão, dor e inchaço, o que ocorre principalmente nas pernas, mas pode afetar também os braços, o abdómen e a face – sintomas semelhantes aos da celulite infeciosa.

Ocorre quando as bactérias, que fazem parte da flora bacteriana da pele, principalmente a bactéria estreptococo, penetram no tecido cutâneo aproveitando os canais de entrada na pele devido a cortes ou feridas.

Essas bactérias provocam infeções que rapidamente afetam os vasos linfáticos existentes na segunda camada da pele. Como resultado, a pele fica dorida, avermelhada, inchada e quente, podendo originar febre e calafrios.

O tratamento da erisipela é feito com o uso de antibióticos. Sendo na maioria das vezes, é possível prevenir a erisipela: se acontecer um corte por acidente, é fundamental lavar as feridas com água e sabão, enxugando bem com uma toalha.