O investigador Miguel Herrero , do Instituto de Pesquisas em Ciências da Alimentação (CIAL), nega que o pão ralado engorde mais do que a crosta . Estes são alguns dos mitos e crenças alimentares que ele desmonta em Nutrition Hoaxes , o novo livro da coleção ‘O que sabemos sobre?’ do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC).
«Por ter menos água, os componentes da farinha, basicamente carboidratos, ficam mais concentrados na crosta , então, com peso igual entre a crosta e o miolo, haverá maior concentração de calorias na crosta», explicou o investigador.
Outro mito que Herrero quer dissipar é o relativo aos repetidos benefícios do consumo de alimentos antioxidantes . Nesse sentido, destacou que «não há evidências científicas suficientes para revelar o verdadeiro papel dos antioxidantes dietéticos em termos de seu efeito preventivo contra o desenvolvimento de doenças».
No entanto, «há alguns indícios indiretos que sugerem que podem ter um efeito positivo, embora não se saiba até que ponto», acrescenta. «Estão a surgir cada vez mais pesquisas que estudam como os antioxidantes dos alimentos são absorvidos e metabolizados em humanos, o que ajudará a esclarecer esta questão».
Outros compostos não isentos de polémica são os aditivos utilizados para garantir a preservação dos alimentos ou para modificar seu sabor, cor e aroma. O autor explica que, apesar de tão difamados, desempenham um papel fundamental na alimentação e são seguros para consumo.