Devemos evitar os excessos onde se incluem bebidas açucaradas e salgadinhos (o açúcar promove bactérias que aumentam os ácidos que podem corroer o esmalte dos dentes e levar às cáries); alguns alimentos ricos em amido, como arroz, batata e macarrão (que também aumentam os níveis de acidez na boca); e café, chá e vinho tinto, pois podem manchar os dentes.
Nada vai substitui a higiene básica, com escovar dos dentes com uma escova macia, raspagem da língua, fio dentário e acompanhamento odontológico regular.
Os alimentos podem ajudar se souber usar de forma inteligente a individualidade de cada um deles.
Alimentos como a maçã, pera, kiwi, melancia, cenoura, coco, amêndoas, castanhas, acelga, pepino, são alguns desses ajudantes.
E alimentos como o queijo, leite e frutas frescas, vegetais e alimentos integrais são benéficos e indicados para a saúde dos dentes.
Frutas e vegetais ricos em vitaminas C, como as folhas secas e frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola) ajudam na prevenção dos problemas como a gengivite e periodontite.
Já os alimentos que aumentam a produção de saliva ajudam a remover restos de alimentos dos dentes, bem como a neutralizar os ácidos produzidos durante a mastigação – ácidos que podem corroer o esmalte dos dentes e contribuir para a cárie dentária.
Esses alimentos incluem chicletes e bebidas sem açúcar, queijo e leite (laticínios também neutralizam os ácidos na boca).