<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

3 Dezembro 2024
Forever Young

É um teste simples que pode ser realizado com análise e que pode salvar vidas.

O estudo realizado por investigadores da Intermountain Health em Salt Lake City (EUA) descobriu que a proporção de cálcio na artéria coronária não é apenas muito eficaz na identificação de pessoas em risco de futuros ataques cardíacos, mas também de morte, e a previsão de risco foi considerado tão bom nas mulheres quanto nos homens .

As pontuações de cálcio nas artérias coronárias (CAC) tornaram-se uma forma não invasiva para os médicos determinarem facilmente a quantidade de placas acumuladas nas artérias coronárias de um doente, mas tem havido dúvidas sobre a sua precisão na previsão de um ataque cardíaco ou morte em homens e mulheres.

Esses testes não são invasivos, usam tão pouca radiação e são relativamente baratos, especialmente em comparação com testes de stress PET, angiotomografia coronariana ou angiografia coronariana.

Os resultados do estudo da Intermountain Health revelaram que, além de prever o risco de morte por causas coronárias e ataques cardíacos não fatais, os níveis de cálcio nas artérias coronárias também se correlacionaram com a mortalidade por todas as causas. Os investigadores descobriram que pessoas com nível de cálcio zero tinham três vezes menos probabilidade de morrer por qualquer causa.