Até 11 de junho, o Oeiras Parque apresenta “Mar Vivo”, uma exposição que reflete tanto a beleza quanto a fragilidade dos nossos mares. Numa parceria com a Marinha Portuguesa, através do Aquário Vasco da Gama, e a Câmara Municipal de Oeiras, a mostra pretende sensibilizar para a importância da preservação do ecossistema marinho e da adoção de comportamentos mais sustentáveis para garantir o futuro do planeta.
Localizadas no piso 2 do shopping, as oito peças criativas, patentes nesta exposição, foram inspiradas em espécies marinhas vulneráveis e foram desenvolvidas com recurso a resíduos recicláveis, por alunos do 4º ano do concelho de Oeiras. Cuidadosamente selecionadas pelo Aquário Vasco da Gama, e produzidas pelos pequenos artistas, as estrelas desta mostra são as seguintes espécies:
· Em perigo de extinção: Foca-monge, Tubarão-anequim e Raia-curva.
· Vulnerável: Tartaruga-comum e Mero.
· Quase ameaçado: Espadarte.
· Pouco preocupante: Cachalote-pigmeu e Polvo-comum.
Nos meses anteriores à mostra, as turmas participantes estudaram a importância da preservação dos mares e da sua biodiversidade, com o apoio do biólogo Marco Frade Ferreira do Aquário Vasco da Gama. Agora, têm a oportunidade de partilhar parte do conhecimento adquirido com todos os visitantes do shopping, de forma lúdica e informativa.
Para além disso, os visitantes podem ainda experimentar um espaço interativo, no piso 1, onde é possível interagir virtualmente com um oceano, e “mergulhar” nas profundezas do mar. Através de um ecrã interativo, os visitantes podem tornar a experiência mais dinâmica, vendo os seus desenhos exibidos neste aquário virtual, junto a diversas espécies marinhas da Costa Portuguesa. Neste espaço, poderá, ainda, visualizar-se uma rede de pesca, apanhada em alto mar pela Marinha Portuguesa, que frequentemente encontra e retira do mar estas ameaças para as espécies.