<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Está a chegar a altura de pagar o IMI. Saiba como minimizar o impacto desta despesa no orçamento familiar

3 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Fique a par pis é importante.

Doutor Finanças, especialista em finanças pessoais e familiares, explica como se pode pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sem pressão para o orçamento familiar, numa altura em que os proprietários começam a ser chamados pelas Finanças para cumprirem esta obrigação fiscal.

“As Finanças já estão a notificar os contribuintes sobre a obrigação de pagar o IMI até ao final de maio. É determinante saber como podemos pagar este imposto e de que forma podemos minimizar o seu impacto no nosso orçamento. Para quem recebe reembolso do IRS, usar este dinheiro para liquidar o imposto na totalidade pode ser uma solução”, sugere Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Seguindo esta sugestão, utilizaremos o reembolso de um imposto para pagar outro, aproveitando esta folga orçamental para não desequilibrar as nossas finanças. Por outro lado, esta é também a altura em que a maioria das pessoas se prepara para receber o subsídio de férias, o que representa mais um “extra” no orçamento familiar. Se é o nosso caso, devemos fazer contas, analisar a nossa situação e escolher a opção que menos desequilíbrios criar na gestão do nosso dinheiro.

Saber como podemos pagar o IMI é muito importante para tomarmos melhores decisões. Assim, em maio, podemos pagar parte ou a totalidade do imposto, tal como indicado na nota de cobrança que recebemos por correio. Em alternativa, podemos consultar a informação online. Basta, para isso, aceder ao Portal das Finanças com as nossas credenciais, selecionar “Todos os Serviços” no menu da esquerda, e procurar na lista por “Imposto Municipal sobre Imóveis”. Depois, selecionar “Consultar Notas de Cobrança” e escolher o ano de 2022.

As opções de pagamento apresentadas dependerão do valor devido: se o montante for inferior a 100 euros, o IMI tem de ser pago numa única prestação em maio; se for entre 100 e 500 euros, pode ser pago em duas prestações, em maio e novembro; se superar os 500 euros, temos a opção de pagar em três prestações, em maio, agosto e novembro.

O montante que pagamos de IMI depende do tipo e da localização do imóvel e do seu Valor Patrimonial Tributário (VPT), que é o valor tido em consideração para o cálculo do imposto.

As taxas a aplicar são definidas, todos os anos, pelas Câmaras Municipais, dentro de um intervalo fixado pelo Governo. Atualmente, podem ir até 0,8% para prédios rústicos, e entre 0,3% e 0,45% para prédios urbanos, sendo que, em “circunstâncias específicas”, pode ascender a 0,5%.  De qualquer forma, e para facilitar todas estas operações, o Doutor Finanças tem disponível um Simulador de IMI, atualizado todos os anos e que pode ser consultado gratuitamente a qualquer momento, para evitar surpresas de última hora. Basta apenas indicar o VPT, distrito e concelho, tipo de imóvel e número de filhos.

O IMI é devido pelo proprietário do imóvel em questão a 31 de dezembro do ano a que respeita o imposto. Ou seja, se comprámos uma casa, por exemplo, em fevereiro deste ano, só teremos de pagar IMI em 2024.

Ainda, é importante reter que, dependendo da situação financeira do agregado familiar e do Valor Patrimonial Tributário do imóvel em causa, é possível beneficiar de isenções temporárias ou permanentes.

Algumas Câmaras Municipais também dão isenção durante três anos quando se fazem obras de reabilitação do imóvel, sendo que estas situações são definidas por cada Câmara.

Dependendo igualmente da autarquia, o número de dependentes do agregado familiar pode dar descontos fixos no IMI – o chamado IMI familiar. Estes descontos só se aplicam, porém, em imóveis utilizados para habitação própria e permanente (comprovada por morada fiscal) e aos filhos com menos de 25 anos, e sem rendimentos. Os descontos são: 20 euros, para agregados familiares com um filho; 40 euros, para agregados familiares com dois filhos; e 70 euros, para agregados familiares com três ou mais filhos.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 4 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 5 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 5 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 5 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 6 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 6 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 6 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 7 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 7 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 7 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 8 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 8 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 8 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 9 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 10 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 10 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 10 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 11 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 11 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.