Partilhar

Está a chegar a altura de pagar o IMI. Saiba como minimizar o impacto desta despesa no orçamento familiar

Fique a par pis é importante.

3 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Doutor Finanças, especialista em finanças pessoais e familiares, explica como se pode pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sem pressão para o orçamento familiar, numa altura em que os proprietários começam a ser chamados pelas Finanças para cumprirem esta obrigação fiscal.

“As Finanças já estão a notificar os contribuintes sobre a obrigação de pagar o IMI até ao final de maio. É determinante saber como podemos pagar este imposto e de que forma podemos minimizar o seu impacto no nosso orçamento. Para quem recebe reembolso do IRS, usar este dinheiro para liquidar o imposto na totalidade pode ser uma solução”, sugere Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Seguindo esta sugestão, utilizaremos o reembolso de um imposto para pagar outro, aproveitando esta folga orçamental para não desequilibrar as nossas finanças. Por outro lado, esta é também a altura em que a maioria das pessoas se prepara para receber o subsídio de férias, o que representa mais um “extra” no orçamento familiar. Se é o nosso caso, devemos fazer contas, analisar a nossa situação e escolher a opção que menos desequilíbrios criar na gestão do nosso dinheiro.

Saber como podemos pagar o IMI é muito importante para tomarmos melhores decisões. Assim, em maio, podemos pagar parte ou a totalidade do imposto, tal como indicado na nota de cobrança que recebemos por correio. Em alternativa, podemos consultar a informação online. Basta, para isso, aceder ao Portal das Finanças com as nossas credenciais, selecionar “Todos os Serviços” no menu da esquerda, e procurar na lista por “Imposto Municipal sobre Imóveis”. Depois, selecionar “Consultar Notas de Cobrança” e escolher o ano de 2022.

As opções de pagamento apresentadas dependerão do valor devido: se o montante for inferior a 100 euros, o IMI tem de ser pago numa única prestação em maio; se for entre 100 e 500 euros, pode ser pago em duas prestações, em maio e novembro; se superar os 500 euros, temos a opção de pagar em três prestações, em maio, agosto e novembro.

O montante que pagamos de IMI depende do tipo e da localização do imóvel e do seu Valor Patrimonial Tributário (VPT), que é o valor tido em consideração para o cálculo do imposto.

As taxas a aplicar são definidas, todos os anos, pelas Câmaras Municipais, dentro de um intervalo fixado pelo Governo. Atualmente, podem ir até 0,8% para prédios rústicos, e entre 0,3% e 0,45% para prédios urbanos, sendo que, em “circunstâncias específicas”, pode ascender a 0,5%.  De qualquer forma, e para facilitar todas estas operações, o Doutor Finanças tem disponível um Simulador de IMI, atualizado todos os anos e que pode ser consultado gratuitamente a qualquer momento, para evitar surpresas de última hora. Basta apenas indicar o VPT, distrito e concelho, tipo de imóvel e número de filhos.

O IMI é devido pelo proprietário do imóvel em questão a 31 de dezembro do ano a que respeita o imposto. Ou seja, se comprámos uma casa, por exemplo, em fevereiro deste ano, só teremos de pagar IMI em 2024.

Ainda, é importante reter que, dependendo da situação financeira do agregado familiar e do Valor Patrimonial Tributário do imóvel em causa, é possível beneficiar de isenções temporárias ou permanentes.

Algumas Câmaras Municipais também dão isenção durante três anos quando se fazem obras de reabilitação do imóvel, sendo que estas situações são definidas por cada Câmara.

Dependendo igualmente da autarquia, o número de dependentes do agregado familiar pode dar descontos fixos no IMI – o chamado IMI familiar. Estes descontos só se aplicam, porém, em imóveis utilizados para habitação própria e permanente (comprovada por morada fiscal) e aos filhos com menos de 25 anos, e sem rendimentos. Os descontos são: 20 euros, para agregados familiares com um filho; 40 euros, para agregados familiares com dois filhos; e 70 euros, para agregados familiares com três ou mais filhos.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 1 dia

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 1 dia

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 1 dia

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 1 dia

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 1 dia

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 1 dia

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 1 dia

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 1 dia

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 1 dia

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 1 dia

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 1 dia

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 1 dia

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 1 dia

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 1 dia

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 1 dia

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 1 dia

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 1 dia

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 1 dia

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 1 dia

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.