Está a chegar o Dia Europeu Sem Carros. Fique a par destas dicas e prepare o seu trajeto alternativo

Em Portugal este ano são 76 as cidades que se associam à iniciativa, de Norte a Sul de Portugal e Ilhas.

A poluição nas cidades associada aos problemas da mobilidade urbana é uma preocupação crescente dos europeus e uma realidade para a qual a iniciativa do Dia Europeu sem Carros, celebrado a 22 de setembro, pretende sensibilizar no culminar da semana europeia da mobilidade.

Em Portugal este ano são 76 as cidades que se associam à iniciativa, de Norte a Sul de Portugal e Ilhas.

A SPC, empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, ajuda-o a preparar com antecedência o seu trajeto para o escritório de forma a juntar-se à iniciativa.

Analise as formas alternativas de locomoção na sua cidade
Quer a sua cidade participe ou não na iniciativa, dê o exemplo ativo e analise desde já as formas alternativas de deslocar-se na sua cidade. As menos poluentes serão sempre a pé, de bicicleta ou trotinete.

Se optar por bicicleta ou trotinete, existem soluções nas grandes cidades, que se ajustam às suas necessidades. As opções elétricas, pré-pagas encontram-se já disseminadas por muitas localidades e, na loja do seu smartphone, estão disponíveis várias apps de fornecedores. Basta pesquisar por mobilidade e transportes. Depois de instalar a(s) app(s), é só analisar as localizações e os preços de cada e escolher a que melhor lhe convém. No dia ative o serviço através do seu telemóvel, junto da sua opção e siga o seu percurso. Muito simples.

Trace o trajeto do seu dia
Independentemente da forma escolhida, trace no mapa o trajeto do seu dia, identificando os locais onde necessita ir, os acessos por ciclovias ou passeios disponíveis, consoante a sua opção (ou as estradas abertas se for de carro).

Pode usar a app de mapas do seu telemóvel, e analisar as opções de percurso (selecionando a pé ou no meio de transporte que optar), ver os tempos estimados de percurso, assumindo alguma pausa para um café ou uma água, e calcule os custos, se for o caso, e os parques de estacionamento disponíveis. Tudo à distância de um clique, e na palma da sua mão!

Não se esqueça que a pé, ou de bicicleta, os tempos são distintos e no seu plano deverá contabilizá-los para garantir que corre tudo bem e sem atrasos.

Se optar por transportes públicos, a escolha será igualmente acertada, mas não se esqueça que pode não ser o único e convém verificar antecipadamente horários, percursos e paragens e as que são melhores para si. As empresas de transportes têm no seu site os horários e percursos disponíveis e se procurar na Loja do seu telemóvel encontrará seguramente apps com as opções de transportes públicos.

Equipe-se de acordo com as necessidades e a meteorologia
Faça uma checklist do que necessita de transportar consigo e leve apenas o essencial, para estar leve e cómodo. Os seus documentos, uma água e algum snack energético, chaves de casa, e esqueça mapas e rádios: use e abuse do seu smartphone com as apps favoritas e as apps necessárias para este dia já instaladas, como a de mapas, de transportes da sua cidade, de notícias, de pagamentos automáticos para evitar levar dinheiro consigo e, claro, app de música, para poder usufruir ao máximo da sua viagem!

E não se esqueça de verificar o tempo que irá fazer, chuva ou sol, prepare-se para estar adequadamente equipado de acordo com a previsão, e para que tudo corra bem.

E se tem de usar carro…pode partilhá-lo
Caso a distância para o seu local de trabalho impossibilite a deslocação por outros meios que não o automóvel, se tiver essa possibilidade, opte por partilhar o carro (car sharing) com quem se desloca para os mesmos locais e verifique as opções que algumas empresas que costumam associar-se à iniciativa oferecem. Na Loja do seu smartphone encontrará muitas opções se pesquisar por “Car sharing Portugal”. Neste dia, também os parques de estacionamento podem incluir descontos de até 50% em zonas estratégicas da cidade, para possibilitar-lhe poder posteriormente mover-se dentro da cidade através de transportes alterativos (metro, autocarro ou elétrico).

 

Uma dica extra: aproveite este dia para usufruir da sua cidade em grande. Muitas cidades associadas terão as suas ruas, que noutros dias estão repletas de trânsito, transitáveis a pé, bem como um programa de atividades lúdicas muito interessante e esta será uma oportunidade para juntar-se com amigos e família e viverem a sua cidade, registando os momentos mais significativos, para mais tarde recordar.

Ler Mais