Está a chegar o dia mais apaixonado do ano. E porque não celebrá-lo com uma escapadinha romântica?
Mas para que nada atrapalhe este dia, que se quer o mais tranquilo possível, a AirHelp, a maior organização mundial para a defesa dos direitos dos passageiros aéreos, preparou uma lista dos destinos mais românticos e pontuais a partir de Portugal. Para uma escapadinha sem quaisquer incidentes de voo.
Os mais pontuais:
Paris, a cidade do amor. França, e Paris em particular, é sem dúvida o destino de eleição quando se trata de uma escapadinha romântica. A proximidade a este país e a atmosfera da cidade francesa tornam-na a escolha ideal. Mas será esta a melhor alternativa, dada a pontualidade dos voos? Ambos os aeroportos de Paris registaram uma taxa média de pontualidade em 2022 de 66%, embora mais de 3.900 voos tenham sido afetados por atrasos ou cancelamentos.
Roma, a cidade eterna. É, possivelmente, uma das cidades europeias mais visitada pelos casais, onde se pode passear entre os imponentes monumentos e apreciar a bela arquitetura da cidade. Caso escolha esta cidade para uma escapadinha prefira o Aeroporto de Roma-Ciampino. Mesmo estando a 15 minutos do centro da cidade, este aeroporto apresentou, em 2022, uma taxa de interrupção de voos de 29%, contra cerca de 42% de voos interrompidos no Aeroporto Leonardo Da Vinci – Fiumicino.
Budapeste, a pérola do Danúbio. Nas margens deste rio, a capital da Hungria está a revelar-se um excelente destino romântico. Para além das possibilidades turísticas oferecidas por esta cidade, relaxar e desfrutar dos banhos termais, ou um cruzeiro noturno no Danúbio, são algumas das atividades estrela desta cidade. De acordo com dados da AirHelp, em 2022, 68% dos voos foram pontuais, embora cerca de 26.000 passageiros tenham sido afetados por atrasos ou cancelamentos.
Verona, a cidade do amor de Shakespeare. Sendo o centro da história de Romeu e Julieta, esta cidade, reconhecida como a mais romântica de Itália, não podia faltar como destino ideal para uma escapadela romântica. Para além da beleza da cidade, a grande atração é conhecer a história e todos os lugares relacionados com os amantes protagonistas da peça de Shakespeare. De todas as sugestões, este é o destino mais bem pontuado no AirHelp Score 2022, com 81% dos voos a serem pontuais e apenas 1.400 passageiros a serem afetados por atrasos ou cancelamentos.
As opções com mais perturbações:
Veneza, a cidade dos canais. Apesar de oferece grandes possibilidades e programas românticos para fazer entre as suas ruas inigualáveis, a verdade é que se for para um fim de semana tranquilo e sem incidentes, esta não é a melhor opção: em 2022, apenas 54% dos voos foram pontuais e mais de 35.000 passageiros que voaram para Veneza tiveram problemas com os seus voos.
Praga, a cidade dourada. Também conhecida como a cidade das cem torres, a capital checa é um destino especial. O centro da cidade é também um Património Mundial, por isso como cidade turística e histórica não se pode pedir mais, mas e o seu aeroporto? De acordo com dados da AirHelp, dos quase 84.000 passageiros que viajaram de Portugal para o aeroporto de Praga, 40% sofreram com interrupções de voos.
Viena, a cidade dos sonhos. Aninhada entre o Danúbio e os picos dos Alpes, Viena é conhecida pelo seu grande passado imperial, pela sua música clássica e pela sua imponente arquitetura. Por esta razão, Viena é sem dúvida uma das mais importantes e belas cidades do continente. No entanto, viajar a partir do nosso país pode não ser a melhor escolha, uma vez que apenas 64% dos voos foram pontuais, impactando cerca de 42.000 passageiros.
Direito dos Passageiros
De acordo com o Regulamento CE 261/2004, que regula os voos de partida ou chegada na União Europeia, os passageiros têm direito a uma indemnização por atrasos superiores a três horas, cancelamento do seu voo ou recusa de embarque. Os passageiros aéreos que tenham sofrido interrupções têm três anos para apresentar um pedido de indemnização e podem verificar a sua elegibilidade para uma indemnização gratuita e apresentar um pedido de indemnização em questão de minutos através do formulário no site da AirHelp.