Para quem está a pensar mudar de cidade ou apenas descobrir o interior, o novo mapa interativo da DECO PROTESTE ajuda todos os interessados a perceber quais os municípios com mais apoios.
Para tal, é necessário efetuar um registo na plataforma, para aceder aos resultados das pesquisas. Depois, basta escolher o distrito e o município e, de seguida, é possível verificar as inúmeras vantagens e incentivos oferecidos. Entre os apoios disponibilizados pelas autarquias, contam-se descontos no IMI e IRS, apoios à habitação, ao emprego, aos mais carenciados, idosos e jovens, apoios ao casamento, à natalidade e ainda apoios ao estudos.
Todos ganham com a descentralização geográfica. Numa tentativa de desmistificar a ideia de que o interior do país é desinteressante e desprovido de serviços, a maior organização de defesa do consumidor apresenta várias razões pelo qual a vida no interior do país se tornou mais atrativa e com maior qualidade:
• Proximidade da casa ao local de trabalho, comércio e serviços;
• Fluxo de trânsito reduzido;
• Melhor qualidade do ar;
• Maior contacto com a natureza (que permite a prática de diferentes atividades físicas ao ar livre);
• Custo de vida mais reduzido;
• Entre outras.
Com o novo mapa interativo de incentivos, disponível em https://www.deco.proteste.pt/sustentabilidade/incentivos-para-viver-no-interior, a
DECO PROTESTE concentra todas as informações numa ferramenta só, facilitando a análise do consumidor que pretende descobrir o interior ou até viver um estilo de vida mais calmo e sustentável.