O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, lança o Guia de Compra de Casa, uma iniciativa que tem como objetivo dotar todos os interessados com informação essencial sobre o tema, desde o momento em que se decide comprar casa até ao dia da escritura do imóvel.
“Para a maioria das famílias, a casa representa o maior investimento que farão ao longo da vida. Nesse sentido, é imprescindível estarem bem informadas sobre tudo o que envolve a compra de uma habitação, desde a escolha do imóvel, custos associados e processo de financiamento, até à celebração do CPCV e escritura”, sublinha Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia Doutor Finanças. O guia agora divulgado “ajuda a esclarecer as dúvidas mais comuns, indica sobre que aspetos temos de refletir e o que temos de planear, permitindo às famílias tomar melhores decisões e evitar surpresas desagradáveis”, acrescenta o responsável.
O Guia de Compra de Casa do Doutor Finanças explica detalhadamente todos os processos que envolvem a aquisição de um imóvel, de forma a simplificar este tema para todas as pessoas que pretendem comprar uma habitação.
Neste guia são abordados diferentes temas como: qual o valor da habitação que pode adquirir consoante os seus rendimentos e poupanças; quais os cuidados a ter na pesquisa da casa que quer comprar; fatores que deve considerar antes da compra; quais os aspetos a ter em atenção ao visitar uma casa; diferenças entre adquirir um imóvel novo vs. um usado; os custos a considerar além do preço da casa, os impostos devidos, entre outras temáticas.
Para quem pretende adquirir uma casa com recurso a um crédito habitação, o guia oferece uma explicação detalhada sobre o processo de financiamento, passando pelo cálculo da taxa de esforço, simulações de crédito, documentação necessária, regimes de taxas de juro e seguros obrigatórios do crédito habitação.
O Doutor Finanças disponibiliza ainda duas ferramentas que ajudam a perceber melhor que casa consegue comprar, e se o valor de determinado imóvel é um preço “justo”.