Ventilar a casa é essencial, seja verão ou inverno, faça sol ou chuva. É preciso renovar o ar para evitar que microrganismos, bactérias e odores permaneçam no ambiente.
No entanto, com as baixas temperaturas no inverno, muitas pessoas ficam relutantes em abrir as janelas todos os dias com medo de que a casa fique muito fria.
Devemos arejar a casa todos os dias, durante todo o ano, alertam os especialistas.
A importância da qualidade do ar no interior de casa é especialmente acentuada no inverno, porque passamos mais tempo em ambientes fechados.
No entanto, muitas pessoas questionam se a ventilação não é simplesmente um desperdício de calor.
Os especialistas referem que ao ventilar uma casa o calor pode, de facto, sair, saí a importância de se fazer uma ventilação o mais eficiente possível. «Abrir as janelas durante alguns minutos por dia é suficiente».
Uma má ventilação pode ser sentida quando a roupa não seca ou quando os vapores da cozinha permanecem dentro de casa. Nestes casos, e se o ar não dor trocado, pode acontecer um acumular de humidade.
Dicas para uma boa ventilação da sua casa:
- Calcule o momento certo: é aconselhável evitar as primeiras ou últimas horas e tentar ventilar ao meio-dia.
- Ventilação cruzada: abrir as janelas em áreas opostas da casa proporcionará maior fluxo de ar e levará menos tempo para renovar o ar.
- Desumidificadores: a humidade pode aumentar a sensação de frio e também causar maus odores, por isso investir nesses aparelhos é uma boa ideia.
- Aproveite o sol: abrir as cortinas para deixar entrar o sol não só aquece a casa naturalmente como também ajuda a eliminar microrganismos.
- Frestas: Se estiver muito frio, não é necessário abrir totalmente a janela, basta abrir uma pequena fresta durante algumas horas para renovar o ar