Algumas dessas alternativas passam pela meditação, desporto, exercícios respiratórios, aromaterapia, bom comportamento de sono, entre outros. Outra solução que tem vindo a ser estudada pelos especialistas é a musicoterapia.
De acordo com um grupo de cientistas da Universidade da Pensilvânia existem músicas específicas que podem ajudar a relaxar apresentando-se tão eficazes quanto os ansiolíticos.
Os dados biométricos do estudo mostraram que essa melodia, além de ajudar os participantes a reduzir a ansiedade, indicava que ao ouvi-la eles se conseguiam acalmar mais do que ao tomar medicamentos ou ao receber uma massagem. Mais detalhadamente, os cientistas indicam que «a música alcançou 6% mais eficácia que as técnicas citadas»
A investigação incidiu sobre dois grupos: um recebeu anestesia local e a música foi tocada durante três minutos, enquanto que o outro recebeu o sedativo midazolam. Os resultados obtidos revelaram que esta música reduziu os níveis de ansiedade em 65% e os níveis fisiológicos normais em repouso em 35%.
A música ‘Weightless’, da banda Marconi Union, dura cerca de oito minutos e é composta por melodias suaves de piano e guitarra, sem partes repetidas, o que faz com que o cérebro não tenha necessidade de tentar adivinhar o que vai acontecer.