Cerca de 49% dos solteiros já estiveram num encontro em que a outra pessoa não fez nenhuma pergunta pessoal, de acordo com um novo relatório do aplicação de namoro Plenty of Fish .
Isso significa fazer perguntas bem pensadas usando a resposta do seu par para falar sobre si mesmos.
«Se o seu par mencionar que teve um dia louco no trabalho, em vez de mudar a conversa para o seu dia louco, pode fazer o que os psicólogos chamam de ‘pergunta de apoio’ para saber mais sobre o que tornou o dia dele louco e como ele se sente», diz Anderson.
Pedir para alguém expandir o que disse ou aprofundar um pensamento «demonstra que você se importa» e «demonstra empatia», disse o especialista em comunicação Matt Abrahams ao CNBC Make It .
«Todas essas são ferramentas e recursos valiosos para ter quando se está a tentar desenvolver a sua carreira ou aprofundar relacionamentos», diz ele.
Para fazer com que seu par se sinta ouvido, faça perguntas relevantes que mostrem que está mesmo a escutar. Uma boa pergunta deve ter 3 ingredientes, diz Abrahams:
- Seja conciso
- Desenvolva o que a outra pessoa disse — aprofundando a conversa, em vez de parafrasear ou resumir
- Faça a pergunta à volta de uma ideia focada
Para ver se há um potencial de compatibilidade entre os dois, faça perguntas relacionadas com as suas prioridades, sem perguntar diretamente sobre elas, diz Anderson.
As suas perguntas devem deixar o seu par à vontade, diz Grace Lee, uma coach de relações de Nova Iorque e fundadora do A Good First Date .
«O objetivo de um primeiro encontro é garantir que você não deixe fugir alguém realmente ótimo», ela diz, «o que você está a tentar fazer é prepará-los para o sucesso, para trazer à tona o melhor de quem eles são».