Uma alta percentagem da população sofre de algum problema relacionado com a visão. Embora essa condição seja causada principalmente por fatores genéticos, também está ligada com o estilo de vida: presbiopia, miopia e catarata são algumas das condições mais comuns.
Evitar a exposição prolongada aos ecrãs, manter uma dieta equilibrada e visitar um especialista regularmente são algumas das dicas mais importantes para ter uma boa visão.
Por outro lado, também existem alguns suportes extras que podemos fornecer ao corpo, e é aí que a luteína começa a desempenhar um papel fundamental.
A luteína é um carotenoide, um tipo de pigmento natural responsável por dar a cor amarelada ou laranja a muitos vegetais e frutas. A sua função nas plantas está relacionada com a fotossíntese, enquanto nos humanos apresenta diversos benefícios reconhecidos relacionados com a saúde ocular.
Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e fotoprotetoras. Acredita-se que atua como uma espécie de filtro que protege os tecidos oculares dos danos causados pelos raios ultravioleta.
Este pigmento pode melhorar a visão em pessoas com catarata, além de ajudar positivamente na degeneração macular causada pelo envelhecimento. Pode ser encontrada naturalmente em alimentos como couve, gema de ovo, milho, abóbora, entre outros.
Suplementos de luteína também podem ser uma boa opção para obter todos os seus benefícios, especialmente para prevenir doenças oculares. Mas lembre-se sempre de consultar um especialista para obter uma opinião profissional baseada no seu caso.