Um estudo publicado na revista Molecules sugere uma alternativa para deixar de ter mau hálito quando come alho.
Os investigadores Manpreet Kaur e Sheryl Barringer, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram que a solução pode estar no iogurte natural.
Os cientistas chegaram a essa conclusão após realizarem testes de laboratório com alho cru e frito, submetendo os alimentos a vários tratamentos e medições.
Primeiro, os dentes de alho foram descascados manualmente e, depois, cortados com uma faca em fatias de aproximadamente 1 mm de espessura. Foram colocadas quantidades iguais de alho cru em garrafas de vidro e confirmou-se que um conjunto de voláteis à base de enxofre foi libertado em concentrações que poderiam ser detetadas pelo nariz humano.
O alho fatiado foi mantido durante 30 minutos à temperatura ambiente antes de alguns dentes fatiados serem fritos a 125ºC com óleo de canola. Depois o óleo foi removido com lenços de papel e o alimento foi resfriado à temperatura ambiente durante 15 minutos. Com isso, os pesquisadores perceberam que o processo de fritar havia reduzido quase todos os compostos voláteis de enxofre associados ao mau cheiro.
Os cientistas trataram o alho cru e frito com iogurte ou com compostos isolados do laticínio (água, gordura e proteína). Usaram espectrometria de massa para medir os níveis de moléculas voláteis na forma gasosa presentes antes e depois de cada tratamento.
Os resultados mostraram que o iogurte sozinho reduziu 99% dos principais voláteis do alho cru que produzem odores.