A Associação de Hotelaria de Portugal previa para a Páscoa taxas de ocupação perto dos 100%, e um aumento no número de dias de estadia e de estrangeiros em Portugal. O Algarve é a zona com maior número de visitantes, onde se acredita terem chegado ao 1,5 milhões, de acordo com os dados do Turismo do Algarve. Já para o Norte, e sobretudo em Braga onde as celebrações da Semana Santa são bastante conhecidas, os agentes económicos esperavam um retorno na ordem dos 13 milhões de euros, procurando assim valores próximos dos anos anteriores à pandemia.
A app de estacionamento EasyPark analisou os estacionamentos realizados pelos condutores portugueses no estrangeiro, e constatou que Itália foi o principal destino dos portugueses. Seguidos de Espanha, naturalmente, Países Baixos, Dinamarca e Bélgica.
Da mesma forma, Portugal foi visitado essencialmente pelos condutores de nacionalidade espanhola, alemã, francesa, italiana e sueca.
“A tecnologia é universal e uma excelente prova disso é como cada vez verificamos mais estacionamentos transfronteiriços, ou seja, que os portugueses usam cada vez mais o seu próprio carro, ou a nossa aplicação, para passar férias noutros países, da mesma forma que os estrangeiros o fazem em Portugal”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, , Diretora para Portugal do EasyPark Group . “A comodidade de usar a mesma aplicação que utilizamos no dia-a-dia e no nosso próprio idioma é a principal razão para estes dados e aumentos”, termina.
As principais cidades visitadas pelos portugueses foram, além de Lisboa, Antuérpia, Madrid, Aarhus, Copenhafa, Segovia, A Coruña e Gent.
A cidade mais longínqua que os portugueses visitaram foi, de facto, Copenhaga, a mais de 2960 quilómetros de Lisboa, e a mais próxima a capital espanhola, Madrid.