Este relógio tem uma missão: a conservação do mar de Wadden

A Oris apresenta um relógio criado em conjunto com o Secretariado Comum do mar de Wadden.

A sua missão: a conservação do mar de Wadden, o maior sistema de correntes marinhas do planeta, declarado património mundial pela UNESCO.

Baseado no relógio de mergulho Aquis, a Oris lança agora o Dat Watt Limited Edition. O nome “Dat Watt” significa mar de Wadden no dialeto local.

A edição limitada de 2009 peças marca o ano em que o mar de Wadden foi declarado património mundial pela UNESCO.

O Dat Watt Limited Edition é um relógio especial. O seu mostrador exibe o ciclo lunar e a amplitude das marés do Hemisfério Norte através da função Pointer Moon, criada e desenvolvida pela Oris para mergulhadores profissionais. Funciona utilizando um ponteiro central branco que, depois de alinhado com o dia correto do ciclo lunar de 29,5 dias, indica no mostrador a amplitude de maré correspondente. O mesmo ponteiro indica a lua crescente e minguante.

O mar de Wadden é uma das mais importantes zonas naturais do planeta, sendo que os especialistas concluíram que a biodiversidade à escala mundial depende da sua conservação. É notável também por tratar-se de um dos poucos ecossistemas em regiões entremarés que restam, onde os processos naturais permanecem intactos. Motivo pelo qual precisa de ser protegido.

Este mar cobre uma área de 11.500Km2 do Mar do Norte, tem uma linha costeira de 500Km e todos os anos é ponto de paragem para mais de 10 milhões de aves migratórias albergando, de forma permanente, mais de 6 milhões de aves. Nos seus pântanos salgados habitam cerca de 2.300 espécies de fauna e flora, nas zonas de água salobra existem outras 2.700 e mais de 30 de aves procriadoras.

Tal como tantos outros ambientes marinhos, o mar de Wadden está sob ameaça constante devido à pesca, às plataformas petrolíferas e gasodutos, aos parques eólicos, ao tráfego marítimo, à construção, ao turismo e ao impacto das alterações climáticas.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...