Partilhar

Este superalimento (quase) desconhecido produz colágeno e combate o envelhecimento: a culpa é dos seus milhares de antioxidantes

Tubérculo que cresce nas montanhas andinas fornece entre 9 e 10 mil unidades de antioxidantes.

26 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Falamos do mashua preto, um antigo tubérculo andino usado há séculos para tratar diversas doenças e condições de saúde. Hoje em dia também é conhecido pela sua capacidade ‘anti-envelhecimento’ , graças ao seu elevado teor antioxidante.

O mashua preto, de nome científico Tropaeolum tuberosum, é um tubérculo nativo das terras altas da região andina, que inclui países como Peru, Bolívia, Equador e Colômbia. Destaca-se pela sua forma particular e cor escura, que, juntamente com o seu perfil nutricional, lhe deram o cognome de ‘ouro negro’.

Este superalimento é cultivado desde a cultura pré-inca e, atualmente, cresce nas montanhas andinas, a cerca de 4 mil metros acima do nível do mar. O mashua preto possui grandes propriedades farmacêuticas e curativas.

Existem cerca de 100 tipos de mashua, cujo principal diferença é a cor. Embora o preto seja um dos menos conhecidos, também existe uma versão em amarelo, laranja ou castanho. A mais escura delas é uma das variedades mais raras desta espécie, sendo o seu perfil nutricional único.

Pertence à família Tropaeolaceae e seu tamanho varia entre 7 a 33 centímetros de comprimento. A sua pele é macia, firme e cerosa, enquanto a polpa mantém uns tons característicos. De acordo com alguns estudos, estse alimento com proteínas, carboidratos e antocianinas,  destaca-se por ser anticancerígeno e possuir uma dose incrivelmente alta de antioxidantes.

O seu principal composto é a água, sendo que possui aproximadamente 20% de carboidratos e 15% de proteínas. Mas também é rico em aminoácidos essenciais, vitamina C e B, além de cálcio, fibras, ferro e alto teor de amido e antocianinas, um tipo de flavonóides.

Fornece entre 9 e 10 mil unidades de antioxidantes, que são capazes de manter as células jovens, além de reduzir a inflamação nos rins e prevenir certas doenças, por ser considerado especialmente anticancerígeno.

Entre os seus antioxidantes estão as antocianinas, um grupo de pigmentos vegetais solúveis em água, presentes em vegetais e frutas que, em muitos casos, são responsáveis ​​pela sua cor e que ajudam o corpo humano a neutralizar a degeneração celular.

Com o passar dos anos, as fibras da epiderme diminuem, como resultado desta ação a pele começa a perder firmeza e fica mais propensa a rugas. O mashua preto é capaz de gerar maiores níveis de colágeno e vitamina C , o que renova a pele de quem o consome

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 10 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 10 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 10 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 11 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 11 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 11 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 11 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 11 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 12 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 12 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 12 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 13 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 13 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 13 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 13 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 13 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 13 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 15 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 16 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.