<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Estes alimentos que coloca nas torradas podem provocar morte prematura», revela Universidade de Harvard

16 Maio 2025
Forever Young

Cientistas analisaram os hábitos alimentares de mais de 221 mil adultos.

Muitas pessoas gostam de acompanhar as torradas do pequeno-almoço com manteiga, geleia ou azeite. E é aí que pode residir uma grande diferença.

Investigadores da Universidade de Harvard e do Mass General Brigham and Women’s Hospital analisaram como o consumo a longo prazo de manteiga e óleos vegetais afeta a mortalidade.

“Cientistas analisaram os hábitos alimentares de mais de 221 mil adultos que não tinham doenças cardiovasculares, cancro ou diabetes no início do estudo”, relata o FrankfurterRundschau . A cada quatro anos, eram questionados sobre a frequência de consumo de manteiga e desses óleos.

Conforme relatado, estimaram o consumo de manteiga dos participantes, incluindo misturas de manteiga e margarina, manteiga para barrar e manteiga usada para fritar, assar alimentos. O consumo de óleos vegetais, por exemplo, para assar, fritar ou como molho para salada, também foi registado.

“Os resultados do estudo mostraram que consumir entre duas e meia e três colheres de chá de manteiga por dia aumentou o risco de morte prematura em 15% “, acrescentaram.

Por outro lado, “uma maior ingestão de óleos vegetais foi associada a menor mortalidade total, mortalidade por cancro e mortalidade por doenças cardiovasculares”.