Muitas pessoas gostam de acompanhar as torradas do pequeno-almoço com manteiga, geleia ou azeite. E é aí que pode residir uma grande diferença.
Investigadores da Universidade de Harvard e do Mass General Brigham and Women’s Hospital analisaram como o consumo a longo prazo de manteiga e óleos vegetais afeta a mortalidade.
“Cientistas analisaram os hábitos alimentares de mais de 221 mil adultos que não tinham doenças cardiovasculares, cancro ou diabetes no início do estudo”, relata o FrankfurterRundschau . A cada quatro anos, eram questionados sobre a frequência de consumo de manteiga e desses óleos.
Conforme relatado, estimaram o consumo de manteiga dos participantes, incluindo misturas de manteiga e margarina, manteiga para barrar e manteiga usada para fritar, assar alimentos. O consumo de óleos vegetais, por exemplo, para assar, fritar ou como molho para salada, também foi registado.
“Os resultados do estudo mostraram que consumir entre duas e meia e três colheres de chá de manteiga por dia aumentou o risco de morte prematura em 15% “, acrescentaram.
Por outro lado, “uma maior ingestão de óleos vegetais foi associada a menor mortalidade total, mortalidade por cancro e mortalidade por doenças cardiovasculares”.