Muito do fascínio deriva da história e do drama humano que se desenrolaram dentro das paredes, assim como a arquitetura surpreendente que aparece em tantos castelos. Românticos e um pouco místicos, lugares que estimulam a nossa imaginação e evocam visões de cavaleiros de longa data com armaduras brilhantes e rainhas guerreiras poderosas.
“Como eles combinam duas funções, são muito mais interessantes do que fortalezas ou palácios”, diz Marc Morris, autor de “Castelos: a sua história e evolução na Grã-Bretanha medieval”.
“O que faz de um castelo um castelo é que ele combina as funções de defesa e habitação – é uma fortificação e uma casa imponente em um. É difícil criar um edifício confortável e defensável. As maneiras engenhosas pelas quais os arquitectos de castelos criavam este equilíbrio é sempre intrigante”.
Embora normalmente associemos castelos à história europeia, na verdade é uma forma arquitectónica encontrada em todo o mundo – em nações tão variadas como Japão e Índia, Marrocos e México.
Muitos são agora centros de história viva onde os visitantes modernos podem assistir a formas antigas de combate, ouvir música medieval ou ver os artesãos demonstrarem artes, artesanato e as habilidades cotidianas de mil anos atrás.
Os castelos também fazem ótimos panos de fundo para espetáculos ao ar livre, filmes, teatro e performances militares, ou para as filmagens no local de filmes e programas de televisão.
Veja a fotogaleria abaixo para descobrir mais sobre 21 dos mais belos castelos do mundo, casas fortificadas que são tanto uma festa para os olhos como uma viagem de volta ao passado.