<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estes são os alimentos certos para melhorar a memória depois dos 50 anos

21 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

A alimentação é importante para preservar a memória e as habilidades cerebrais no processo de envelhecimento

A partir dos 50 anos as pessoas têm de tratar de si mais do que até então. Uma das melhores formas para conseguir isso é através da alimentação.

De fato, há uma série de série de alimentos que desempenham um papel muito importante na preservação da memória e das capacidades cerebrais durante o processo de envelhecimento.Dizem os especialistas que dieta mediterrânea ajuda a melhorar o funcionamento cognitivo e da memória.

Assim, as pessoas com mais de 50 anos, devem incluir na sua alimentação os seguintes nutrientes: glicose, carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais para estimular o cérebro e fortalecer a memória.

Alimentos benéficos para a memória depois dos 50 anos

Frutos secos
Muito benéficas para a saúde, as nozes destacam-se por serem ricas em vitaminas B e E, minerais e magnésio que contribuem para o desenvolvimento da memória e ajudam na aprendizagem. Possuem ómega-3 que intervém na produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de bem-estar e felicidade.

Cenoura
Melhora a memória por possuir alto teor de beta-caroteno, antioxidante que combate os danos cerebrais e previne o envelhecimento do órgão.

Peixes azuis 
Aqui incluem-se sardinha, salmão ou atum. Todos ajudam a fortalecer a saúde do cérebro, a melhorara a conexão neuronal e a memória. Simultaneamente, previne a deterioração cognitiva e o aparecimento de doenças neurodegenerativas, uma vez que é rico em fósforo e ómega-3.

Carne vermelha
Não deve ser consumido em excesso, mas consumida com moderação aumenta a retenção de informações na memória de longo prazo e melhora a concentração.

Frutas vermelhas
Destacam-se os mirtilos, fruta antioxidante que previne e retarda as consequências do envelhecimento. Melhoram as sinapses neuronais, a memória e reduzem o risco de sofrer de doenças como Alzheimer

Ovo
Se ingerido na quantidade recomendada, pode ajudar a melhorar a memória. Isso acontece porque a gema do ovo contém colina, um micronutriente que o cérebro utiliza para produzir um neurotransmissor que pode ajudar a preservar a memória.

Passas de uva
Possui ótimas propriedades antioxidantes e minerais como cálcio, potássio e ferro, melhorando a função cerebral e a memória.

Chocolate preto
 O melhor é o chocolate com teor de cacau igual ou superior a 70% e que não contenha manteiga de cacau. Destacam pelas suas propriedades antioxidantes.

Abacate
Fornece a quantidade diária de luteína que o cérebro necessita, pelo que comer um abacate por dia melhora a atenção.

Cúrcuma
A Universidade da Califórnia avançou com um estudo que revela que consumo regular deste alimento melhorou a memória em 28%, por isso é recomendado para idosos com perda de memória.

Alcaparras
Possui polifenóis que melhoram as funções cerebrais. Pode ser combinado com peixes, carnes, saladas ou em molhos.

Chá verde
Serve para aumentar o desempenho cognitivo e melhorar a memória e a concentração, mas deve ser tomado com cautela, pois é um estimulante do sistema nervoso central.