No entanto, numa altura que cuidar da saúde mental se torna um tema cada vez mais urgente e abordado, pode ser ainda mais importante olhar para as vantagens que praticar exercício físico pode representar para a nossa saúde e equilíbrio mental.
No dia Mundial da Saúde Mental, o Urban Sports Club reuniu uma sugestão de várias modalidades que poderão ajudar a cuidar da nossa saúde mental.
Yoga
Esta parece bastante óbvia, mas vale a pena ser reforçada: a prática de yoga e outras práticas de mindfulness parecem apresentar um poderoso efeito redutor sobre o cortisol – uma hormona do stress que, quando cronicamente presente, pode causar ansiedade e ataques de pânico e até desencadear depressão.
Através da respiração pranayâmica e do desempenho de asanas – o nome a que se dá às posturas feitas durante a prática -, o corpo e a mente comportam-se como um só e a nossa consciência é trazida para o “momento presente”, alienando-se de outros problemas e podendo contribuir para um estado de calmia e clareza superior.
Desportos de combate
Modalidades como o kickboxing podem ser especialmente vantajosas para quem quer melhorar a sua saúde mental, muito devido ao seu efeito de alívio de stress quase imediato: exige muita energia e encoraja o fluxo de endorfinas, reduzindo a ansiedade e tornando-se uma forma saudável de descarregar frustrações do dia-a-dia.
Corrida
Exercícios aeróbicos como a corrida melhoram a circulação sanguínea e frequência cardíaca, relaxando o corpo e contribuindo até para uma boa noite de sono. Além disso, a corrida faz-nos, geralmente, estar apenas focados no percurso que estamos a fazer e esforço que estamos a colocar na prática desportiva – o que pode também ajuda a aliviar pensamentos mais frenéticos e nervosos.
Aulas de Grupo e Desportos de Equipa
Quando praticamos desporto acompanhados, geralmente ficamos mais empenhados e motivados para participar – o que pode resultar num impulso positivo que traz várias vantagens à nossa saúde mental, mas também aptidão física. Aqui, a escolha é extremamente vasta: desde escolhas mais aeróbicas, como indoor cycling, a práticas mais desafiantes, como treino intervalado de alta intensidade – ou até mesmo o padel, para quem gosta de competição.