Partilhar

Estes são os hábitos das pessoas mais agradáveis e sociais

Existem diversas explicações para este fenómeno.

28 Dezembro 2021
Forever Young

Todos desejamos sentir que as outras pessoas gostam de nós. É algo intrínseco à essência do ser humano, temos a ambição inconsciente de sermos populares. Queremos ser amados, apreciados, elogiados.

Este desejo muitas vezes interfere com a nossa capacidade de sermos verdadeiros. Nem sempre é fácil conjugar a vontade e necessidade de sermos nós próprios com a ambição de sermos agradáveis para todas as pessoas em nosso redor. Nem sempre conseguimos dizer tudo aquilo que sentimos.

[Leia também: “Somos criados para agradar os outros”, diz uma coach de auto-ajuda: Deixe de pedir desculpa por tudo]

No entanto, é possível fortalecer a capacidade de nos tornarmos mais “likeable” sem comprometermos a essência dos nossos valores e personalidade. As duas coisas não são mutuamente exclusivas.

Ser mais agradável e simpático significa fazer uma mudança na forma como nos conectamos com os outros; e não propriamente uma mudança da nossa personalidade.

Eis alguns dos hábitos e estratégias mais adotadas pelas pessoas mais agradáveis e sociais que pode considerar incluir na sua vida, de acordo com o portal Psychology Today.

 

  1. Validar as emoções dos outros mesmo quando não concordam com elas

Estas pessoas sabem como nunca desconsiderar as opiniões dos outros. Quando alguem expressa um sentimento ou emoção, eles procuram compreender e aceitar a situação. Não tentam negar ou justificar que o que a outra pessoa está a sentir não faz sentido. Não procuram dizer as pessoas como se devem (ou não) sentir. Validam as pessoas tal como elas são.

 

  1. Perguntam coisas importantes

A curiosidade e vontade de fazer questões pode ser algo que faz as outras pessoas sentirem-se mais valorizadas e importantes. Quando esta vontade é genuína normalmente é sempre bem-recebida e permite estabelecer uma conexão mais profunda. No entanto, é preciso sempre ter alguma atenção de forma a garantir que não são feitas perguntas que possam deixar o outro desconfortável.

 

  1. Olhar nos olhos

Este é um hábito importante na forma como nos conectamos com os outros. Gera intimidade. Um bom aperto de mão, o chamar pelo nome ou a vontade de fazer o outro sentir-se confortável são outros exemplos de hábitos positivos.

 

  1. São consistentes

As pessoas não gostam de mudanças e de súbitas alterações no comportamento. Isto pode ser um problema dado que todos nós estamos em constante mudança. Nada permanece igual durante muito tempo. No entanto, é fundamental que tentemos ser consistentes na forma como lidamos com as outras pessoas. Não dizer uma coisa e depois fazer algo totalmente diferente, por exemplo. As pessoas gostam de saber com o que contam, mesmo que nem sempre seja algo positivo.

 

  1. Não projetam

Evitam comparações. Percebem que existem outras realidades que nada tem a ver com a sua e como tal não procuram projetar constantemente a sua individualidade. Não acreditam que o sucesso de alguém é em detrimento do seu próprio sucesso ou das suas ambições. Evitam projetar os seus problemas

 

  1. Não procuram elogios ou outro tipo de respostas emocionais

Não tentam falar abertamente das suas promoções ou sucessos para obter elogios. Não procuram esse tipo de admiração. Não querem simpatia, nem nunca iniciam uma conversação com o intuito de receber uma qualquer resposta emocional.

 

  1. Não querem converter ninguém

Acreditam de tal forma nos seus valores e na sua forma de estar que não se sentem ameaçados por opiniões diferentes. Não estão constantemente a tentar informar os outros sobre a sua maneira de estar nem a tentar oferecer “esclarecimentos” sobre um qualquer assunto.

 

  1. Procuram melhorar os seus próprios defeitos

Este é porventura uma das maiores qualidades destas pessoas. Estão disponíveis para compreender os seus erros e procurar corrigi-los no futuro. Sabem admitir quando foram incorretos, sabem pedir desculpa. Não entram em “modo defensivo” sempre que alguém os acusa de algo. Sabem ouvir. Da mesma forma que estão disponíveis para melhorar o seu comportamento, estarão sempre disponíveis para melhorar qualquer relação que estabeleçam com uma outra pessoa.

 

 

[Leia também: Atenção: estes são os 3 traços de personalidade mais “negros” que deve (mesmo) evitar]

 

Mais Recentes

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 8 horas

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 9 horas

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 9 horas

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 11 horas

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 11 horas

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 13 horas

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 13 horas

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 13 horas

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 14 horas

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 14 horas

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 14 horas

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 14 horas

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 14 horas

Centros de saúde privados vão ter a possibilidade de recusar inscrever utentes que venham do Serviço Nacional de Saúde

há 16 horas

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

há 16 horas

Sarampo: casos de sarampo aumentam mais de 200%

há 16 horas

Técnica “dos três”: aprenda como rejuvenescer sem recurso ao bisturi

há 1 dia

Lei da atração: descubra de que forma o pode ajudar a ter sucesso

há 1 dia

Usa óculos? Venha descobrir as lentes dinâmicas que se adaptam ao seu estilo de vida

há 1 dia

Se gosta de tamboril vai ter um desgosto: a pesca desta iguaria vai ser proibida

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.