O hábito de leitura é algo essencial no desenvolvimento de qualquer ser humano. Ler permite-nos conhecer novos mundos, experimentar novas emoções e desenvolver novas capacidades. O contacto com diferentes histórias pode-nos inspirar a mudar as nossas vidas e normalmente no final de cada leitura acabamos inevitavelmente por nos sentir mais enriquecidos. Ganhamos novas perspetivas sobre temas essências da nossa vida.
Aprender a lidar com o envelhecimento é um processo de longo-prazo que pode exigir uma grande capacidade de ajuste. Sobretudo no caso das mulheres, que são quem invariavelmente sofre um maior escrutínio relacionado com a sua aparência. Temas como a menopausa e o propósito da vida após os 50 anos são alguns dos assuntos que mais assolam a mente de qualquer mulher madura.
Felizmente existem inúmeras obras literárias que abordam estas temáticas. Diferentes tipos de perspetivas e diferentes estilos são utilizados para falar sobre o envelhecimento. Eis 4 sugestões de livros que deve adicionar à sua lista de leitura.
- “As deusas e as mulheres maduras” (2003), de Jean Shinoda Bolen
Esta autora e professora de psiquiatria da Universidade da Califórnia publicou este livro com o objectivo de inspirar as mulheres com mais de 50 anos. Procurando enunciar todas as potencialidades geradas por esta nova fase. Na tentativa de encontrar novas fontes de espiritualidade, de sabedoria e compaixão, que acrescentem valor à vida de todas as mulheres maduras.
- “Comer, orar, amar” (2006), de Elizabeth M. Gilbert
Esta conhecida obra, narra a experiência vivida pela autora ao longo de uma viagem de um ano pelo estrangeiro. As suas vivências, descobertas e paixões são expressas no livro e revelam, de uma forma inspiradora, como uma mulher depois dos 50 pode redescobrir grande parte da sua identidade.
No caso de ter apenas visto o filme (protagonizado por Julia Roberts), não deixe também de ler o livro. Aqui encontrará um nível de profundidade extremamente superior. Não terá sido por acaso que esta publicação permaneceu durante mais de um ano e meio na lista de best sellers do New York Times.
- “A sabedoria da menopausa” (2002), de Christiane Northrup
Esta conhecida médica ginecologista-obstetra americana, tornou-se ao longo dos anos uma autora de inúmeros êxitos de vendas. Neste livro a Dra. Northrup explica a sua visão sobre o período da menopausa. Ao invés de se centrar na forma como as mulheres devem lidar com alguns dos sintomas mais desagradáveis, esta autora coloca antes o foco nas inúmeras possibilidades que esta fase da vida de uma mulher pode gerar.
Oprah Winfrey foi uma das diversas conhecidas personalidades que vieram a público elogiar o livro.
- “Finding the Buny” (2018), de Samantha Paris
Apesar de ainda não ter sido publicado em português, este livro merece o nosso destaque. Esta é uma história inspiradora, centrada numa mulher de meia-idade que tenta recuperar de uma infância problemática e que lida com um casamento “falhado”. Tudo isto enquanto gere um negócio extremamente bem-sucedido e ensina inúmeros estudantes jovens.
A justaposição entre a missão desta mulher de ensinar jovens a perseguir os seus sonhos e objetivos, ao mesmo tempo que lida com próprios conflitos internos, torna esta história especialmente aliciante e envolvente para qualquer mulher com mais de 50 que pretenda entender o seu verdadeiro propósito.