Esta investigação publicada no Huffington Post avaliou o papel que a personalidade pode desempenhar na expectativa de vida e descobriu que seis traços de personalidade são mais comuns em pessoas que vivem mais tempo e o publicou.
Consciência
No livro The Longevity Project, os autores Howard S. Friedman e Leslie R. Martin identificaram uma associação entre ser consciente e ter uma vida mais longa. As pessoas mais prudentes tendem a viver mais porque conseguem tratar de sua saúde, evitar riscos e desenvolver relacionamentos mais saudáveis, seja no campo amoroso, das amizades ou profissional.
Facilidade para sorrir
Num estudo publicado na revista Aging, pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine e da Yeshiva University apontaram vários traços de personalidade ligados à uma vida mais longa. Rir frequentemente ganhou destaque. Aqueles que refletem uma atitude positiva perante a vida tendem a viver mais tempo.
Socialmente Conectados
Um estudo de 2010, publicado na revista PLoS Medicine, descobriu que fortes relações sociais podem aumentar as possibilidades de sobrevivência em 50%.
Otimismo
O otimismo pode aumentar a expectativa de vida.
Felicidade
Um estudo publicado na revista Proceedings, da National Academy of Sciences, concluiu que pessoas mais velhas que relataram ser felizes diminuem 35% o risco de morrer em cinco anos.
Personalidade extrovertida
Um estudo de 2009, publicado pelo Journal of the American Geriatrics Society, concluiu que a extroversão pode conferir benefícios à saúde.