Nadar regularmente pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão

Estudo no Reino Unido revela que adultos com doenças mentais, que nadem consistentemente, vão menos vezes ao médico.

Um estudo da Mental Health Foundation, uma organização de caridade britânica, revela que milhões de cidadãos britânicos são afetados por doenças do foro mental e aproximadamente um quinto dos adultos revela sintomas de ansiedade ou depressão. O estudo foi feito em parceria com a comissão de natação e saúde britânica, a Swimming and Health Commission.

Há vários métodos para reduzir os sintomas, como consultar o médico, tomar fármacos, seguir determinadas dietas ou, simplesmente, dar um mergulho, o que se pode vir a comprovar ser o remédio mais eficaz. Os benefícios de umas “braçadas”, seja na piscina, no rio ou no mar, podem constituir um efeito positivo no controlo da ansiedade ou a evitar uma depressão.

Neste estudo, 43% dos inquiridos afirmam que nadar os faz sentir mais felizes; 26% dizem sentir-se mais motivados; e 15% admitem que nadar torna mais fácil superar as suas dificuldades no dia-a-dia.

Uma das líderes da Mental Health Foundation, Hayley Jarvis, afirma que «todos sabem que as atividades físicas, nomeadamente a natação, fazem bem ao corpo». E não esquece a forte ligação entre o corpo e a mente, «daí a importância de estar fisicamente ativo, também para a nossa saúde mental».

O presidente da Swimming and Health Commission, Ian Cumming, também comenta a importância das atividades físicas, mas reforça o papel da natação por ser uma «atividade mais calma, possível pela capacidade de flutuar na água», que assegura às pessoas uma sensação de bem-estar, «por estarem num campo onde todos os movimentos lhes são permitidos».

Alguns benefícios da natação:

  • Trabalhar e fortalecer os principais músculos do corpo: costas, ombros, abdominais, porque a resistência da água é 12 vezes maior do que a do ar;
  • Fazer exercício cardiovascular em simultâneo;
  • Excelente opção para quem não pratica qualquer atividade física há algum tempo, e para quem tem alguma limitação ou lesão. É reconhecida a capacidade reabilitadora da água para atletas recuperarem de lesões;
  • É um exercício de baixo impacto, bom para pessoas com artrite, e benéfico para as articulações, para aliviar a dor e a rigidez.
Ler Mais