Xuan-Mai Nguyen , da Harvard Medical School, revela sete hábitos que as mulheres devem incorporar para ganhar anos de vida.
Com a sua implementação todas elas poderiam viver até 24 anos a mais, de acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, «tudo dependendo da idade com que os começassem a colocar em prática».
«Há um período de 20 anos em que essas mudanças podem ser feitas , sejam elas de forma gradual ou repentina», referiu o autor, «se as mudanças começarem aos 40 anos, a longevidade pode aumentar em aproximadamente 24 anos; se começar aos 50, cerca de 21 anos; e se os hábitos fossem incorporados aos 60 anos, seriam ganhos cerca de 18 anos», afirma.
Esses hábitos são
Mantenha-se fisicamente ativa . Com esse conselho, as mulheres que participaram do estudo conseguiram reduzir o risco de morte em quase 50%. E praticar desporto é essencial para alcançar uma vida longa e saudável.
Abster-se de tabaco e opiáceos . Sem consumir nenhuma destas substâncias, o risco de morte prematura será reduzido em quase 40%. No que diz respeito ao tabaco, a investigação centra-se no “nunca ter consumido”.
Controle o stress . Esse fator reduz a mortalidade prematura em 22%. Agora, é algo que está muito difundido na sociedade ocidental com altas cargas de trabalho, multiplicidade de responsabilidades, etc
Consumo moderado de álcool . Embora o estudo não mencione a eliminação total, o limite é de quatro doses por semana, no máximo. Isso ajudaria a reduzir o risco de morte em 19%.
Durma bem . É preciso manter a saúde, descansando horas suficientes (entre 7 e 9), sem interrupções e num colchão adequado.
Uma dieta adequada . Seguir uma dieta baseada em alimentos ricos em nutrientes verdes ativará os mecanismos necessários para que o corpo almeje a longevidade.
Cuide dos relacionamentos . Adiciona 5% à longevidade. A solidão e o isolamento, por outro lado, são fatores de risco.