Partilhar

Estudo revela quais os povos que dão mais valor à experiência de comer: consegue adivinhar em que lugar estão os portugueses?

Através da comida, os portugueses celebram tradições, reforçam laços familiares e comunitários e desfrutam da diversidade e riqueza dos pratos regionais.

10 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Os portugueses são os que mais valorizam as experiências gastronómicas, segundo o estudo Experience Economy da Mastercard que analisou os gastos em experiências em 24 países a nível europeu[1].

Através da comida, os portugueses celebram tradições, reforçam laços familiares e comunitários e desfrutam da diversidade e riqueza dos pratos regionais. Por isso, a maioria dos portugueses revela que fazer uma boa refeição num restaurante familiar (72%) é mesmo uma das melhores experiências que podem ter, uma percentagem substancialmente acima da média europeia (60%) e bastante superior à dos vizinhos espanhóis (52%) ou franceses (60%).

A seguir aos portugueses, são os irlandeses que mais valorizam esta experiência (69%), seguidos dos britânicos (67%) e dos holandeses (64%).

88% dos portugueses inquiridos, foram a um restaurante nos últimos três anos, um valor superior à média europeia (78%) e à frente da Grécia (85%) e apenas atrás do Chipre (91%). Os dados ilustram como a gastronomia não é apenas uma parte da vida cotidiana em Portugal, mas também uma parte essencial da identidade cultural e social do país.

Já no pódio das experiências que mais conquistam os portugueses, para além da gastronomia, estão ainda viajar para um destino de sonho (73%), ver um concerto de música ao vivo da sua banda ou artista favorito (53%) ou assistir a um jogo de futebol do seu clube favorito (44%).

Restaurantes estrelados conquistam a mesma simpatia que restaurantes locais de família

Quase três quartos dos portugueses (71%) manifestaram também desejo de poder desfrutar de uma experiência gastronómica de luxo e experimentar um restaurante estrelado.

Para 44%, esta seria uma das melhores experiências, sendo também uma das maiores percentagens dos que manifestam esse desejo comparativamente com os países europeus analisados, 10 pontos acima dos franceses (34%) e muito acima dos espanhóis (33%) ou italianos (29%).

O estudo mostra ainda que a nível europeu são sobretudo as faixas etárias dos 18 aos 24 anos as que desejariam ter esta experiência  (42%) vs 28% na faixa etária dos 55 aos 64 anos.

Em termos de experiências complementares, os portugueses são também dos que consideram mais apelativo poder tomar um cocktail num bar de referência (51%), 10 pontos acima da média dos restantes países analisados (41%).

Mais Recentes

Dar as boas-vindas a 2025 em plena harmonia com a natureza é a sugestão desta unidade hoteleira

há 54 minutos

Novas experiências sensoriais no Dolce CampoReal Lisboa

há 2 horas

Ouro, incenso e mirra inspiram novos doces da Casa das Lérias

há 3 horas

MarLuso reinventa a tradição no novo menu de Inverno

há 4 horas

Novo Mundo apresenta menus exclusivos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 5 horas

Galáxia Skyfood apresenta novo menu assinado pelo chef Roberto Barros

há 6 horas

La Panamericana celebra o Réveillon com sabores latino-americanos

há 7 horas

Tradições culinárias de Itália ganham vida com um menu exclusivo no L’Osteria Italiana

há 8 horas

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 1 dia

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 1 dia

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 1 dia

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 1 dia

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 1 dia

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 1 dia

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 1 dia

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 1 dia

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 2 dias

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 2 dias

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 2 dias

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.