A proibição de sacos de plásticas em supermercados e lojas, implementada com o intuito de proteger o meio ambiente, porém, pode estar a produzi efeitos contrários aos esperados .
A conclusão é de um estudo publicado no Journal of Marketing Research, coordenado pelo professor de marketing da Universidade da Califórnia, Hai Che, e divulgado pelo site Phys.org . A investigação analisou o que aconteceu nas cidades de Austin e Dallas, no Texas, antes da revogação desses regulamentos.
O estudo revelou um fenómeno inesperado: a eliminação dos sacos gratuitos provocou um aumento na compra de sacos plásticos . Muitos consumidores, acostumados a reaproveitá-los nos seus caixotes do lixo, passaram a adquirir sacos específicos para esse fim. De acordo com o professor Hai Che, o objetivo de reduzir a utilização de plásticos descartáveis não foi alcançado. «Em vez de consumir menos plástico, as pessoas acabaram por comprar mais», afirma o investigador.
Mesmo depois da revogação da regulamentação, os hábitos adquiridos persistiram. Em Dallas, onde foram cobrados cinco centavos por saco durante cinco meses em 2015, as vendas de sacos de plásticos regressaram aos níveis anteriores em pouco mais de um ano. Em Austin, que manteve a proibição durante cinco anos antes de a revogar em 2018, as compras de sacos ainda eram 38,6% superiores às vendidas antes da regra, mesmo 18 meses após a sua revogação.