<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Evite estas 5 armadilhas: o que nunca deve guardar em caixas de cartão

20 Junho 2025
Forever Young

As caixas de cartão são muito utilizadas para armazenar objetos em casa. É comum termos algum armário cheio delas, onde guardamos coisas importantes ou que não usamos com frequência. No entanto, nem sempre esta é a melhor opção.

As caixas de cartão têm algumas desvantagens, como a facilidade de atrair pragas — como traças, baratas e até ratos — e o facto de serem muito sensíveis à humidade. Por isso, há alguns objetos que deve evitar guardar dentro delas.

1. Roupa e lençóis

Quase toda a gente troca a roupa de cama consoante a estação, desempacotando os cobertores no Inverno e os lençóis mais leves no Verão. Muitas vezes, estas peças são guardadas em caixas de cartão, mas esta prática pode danificar os tecidos.

O cartão atrai a humidade e as pragas, que podem provocar bolor, manchas e até buracos nas roupas. As traças, por exemplo, entram facilmente e estragam rapidamente os tecidos. Além disso, a humidade faz com que as roupas fiquem com mau cheiro e as fibras podem deteriorar-se. Alguns especialistas alertam ainda que estes tecidos são um local ideal para ratos se instalarem. Portanto, é melhor optar por outra forma de guardar estas peças.

2. Documentos importantes

Apesar de muitos documentos já estarem digitalizados, ainda guardamos papéis importantes como escrituras, passaportes e outros documentos essenciais. Guardar estes papéis em caixas de cartão é arriscado, pois o material do cartão contém ácidos que, com o tempo, amarelam e deterioram o papel.

Além disso, a humidade e as pragas podem danificar gravemente estes documentos, tornando-os ilegíveis.

3. Fotografias impressas

Embora hoje em dia a maioria das fotografias esteja armazenada em dispositivos digitais, as fotos impressas, especialmente as mais antigas, têm um valor sentimental enorme. Para as conservar, nunca as guarde em caixas de cartão.

Tal como acontece com os documentos, o cartão pode libertar ácidos que degradam as imagens. A humidade pode fazer com que as fotografias se colem umas às outras, dificultando a sua separação sem causar danos.

4. Livros

Guardar livros em caixas de cartão pode causar vários problemas. Para além de os ácidos do cartão amarelecerem as páginas, as traças e o bolor são uma ameaça real.

Outro problema é o peso dos livros, que pode enfraquecer a caixa, fazendo com que esta rasgue ou que o conteúdo fique danificado. Por isso, é preferível procurar outras formas mais seguras para conservar a sua biblioteca.

5. Álbuns de vinil

Para os amantes da música, os discos de vinil são preciosidades que merecem ser guardadas com cuidado. Guardá-los em caixas de cartão, especialmente na horizontal, pode deformar os discos e facilitar a formação de mofo.

Além disso, muitos colecionadores acabam por vender estas peças, e a sua conservação influencia diretamente o valor. O ideal é colocar os vinis em pé, com espaço para circular o ar entre eles, e num local onde não haja humidade.

Para concluir, apesar de práticos e económicos, as caixas de cartão nem sempre são a melhor opção para armazenar determinados objetos, especialmente aqueles que precisam de cuidados especiais para se manterem em bom estado.