Chama-se Galleri MCED e pode detetar até 50 tipos diferentes de cancro logo nos estágios iniciais, podendo também identificar de onde.
Desenvolvido pela empresa norte-americana de biotecnologia GRAIL, integrou-se no estudo PATHFINDER o qual envolveu 6662 participantes, todos com mais de 50 anos e com risco aumentado de contrair a doença.
Um sinal da doença foi encontrado em 92 participantes e, destes, 35 foram diagnosticados com 36 tipos diferentes de cancros no total.
Entre os confirmados, o GRAIL diz que 71% tinham tipos que não são rastreados rotineiramente, como útero e pancreático. 48% por cento não recorrentes encontrados estavam em estágios iniciais. A previsão de onde o sinal do cancro estava no corpo foi encontrada com 97% de precisão.
Estes resultados foram apresentados no Congresso da European Society for Medical Oncology 2022 em Paris, «estamos entrando numa era de capacidade sem precedentes para detetar o cancro nos seus estágios iniciais, o que pode ajudar a salvar muitas vidas», afirmou Munkarah, diretor Clínico da Henry Ford Health, a primeira empresa a receber o teste no estado de Michigan, nos EUA.
«Infelizmente, o cancro crescerá com a onda demográfica, pois o risco absoluto de desenvolver qualquer tipo de cancro aumenta à medida que envelhecemos», revelou Josh Ofman, presidente da GRAIL.