Com as redes sociais a desempenharem um papel indispensável na vida pessoal e profissional, os profissionais precisam de compreender como é que o uso diário destas ferramentas pode afetar a sua carreira e como podem influenciar a sua procura de emprego.
A Robert Walters, especialista em recrutamento e seleção, analisa as redes sociais mais populares e diz como usá-las para proteger a imagem profissional:
Com exceção dos profissionais que trabalham em marketing ou comunicação, o Twitter é geralmente considerado mais adequado para uso pessoal. “Na procura de profissionais de marketing e comunicação digital, consultores ou entrevistadores podem esperar uma presença ativa no Twitter. Participar em discussões online relevantes para o setor é uma boa forma de demonstrar o seu conhecimento sobre as redes sociais e demonstrar as competências que podem ser aplicadas a uma posição de marketing”, diz François-Pierre Puech, Diretor da Robert Walters Portugal.
Mais de metade dos consultores dizem que procuram os seus candidatos através das redes sociais antes de os entrevistarem, afetando mesmo a sua decisão ao fazerem uma oferta de emprego.
“Quando se trabalha num setor onde ter uma presença no Twitter pode ser importante quando se procura um emprego, é aconselhável esconder os seguidores e os que são seguidos pela criação de listas privadas. Isto permitirá que os entrevistadores vejam o feed do Twitter, mas não tenham acesso às contas a que estão ligados”, sugere François-Pierre Puech.
No caso de não trabalhar numa função de marketing ou comunicação digital, a presença no Twitter pode ser apenas para uso pessoal. Neste caso, proteger a conta também é importante, realça este consultor.
“A melhor recomendação é aproveitar as definições de privacidade para esconder informações pessoais na plataforma, ou mesmo tweets. Mesmo que seja um perfil privado do Twitter, os consultores de pesquisa e recrutamento podem ver a biografia. É por isso que temos de evitar incluir conteúdos inadequados nesta secção”, diz a Robert Walters.
A maioria dos especialistas em recrutamento e seleção (70%) acredita que o Instagram deve ser utilizado exclusivamente para interação pessoal, e que não é uma ferramenta de networking profissional adequada.
“Tornar o seu perfil de Instagram inacessível a qualquer pessoa fora do seu círculo social é uma precaução razoável. Houve casos em que algumas pessoas perderam os seus empregos devido aos comentários que fizeram através do Instagram”, diz François.
No caso de manter um perfil público, tem de assumir que tudo o que for publicado este verão pode ser visto por um potencial gestor de pesquisa e seleção.
Alguns passos-chave para garantir que o seu perfil de Instagram é privado são: “Mantenha-se atualizado sobre as definições de privacidade do Instagram, remova o perfil das pesquisas do Google, bem como certifique-se do que os outros podem ver. Além disso, é importante que posts e stories sejam ocultados daqueles que não seguem a conta. No caso de manter um perfil público, tem de assumir que tudo o que for publicado este verão pode ser visto por um potencial gestor de pesquisa e seleção agora ou no futuro, e como consequência, poderá ver o que aparece no feed”.
O LinkedIn é a plataforma de networking profissional online mais utilizada no mundo. Tornou-se a rede social padrão para os profissionais, uma vez que há algum tempo que tem sido um espaço para participar com colegas do mesmo setor, discutir questões relacionadas com a sua área de trabalho, e construir uma reputação profissional online.
Muitos consultores de recrutamento e seleção analisam o perfil do LinkedIn para obter informações sobre experiência profissional, recomendações, grupos que seguem, antes de decidir se convidam ou não um profissional para uma entrevista.
É conveniente que o perfil do LinkedIn esteja completamente atualizado, incluindo educação e percurso profissional.
É importante garantir que o seu perfil destaca as principais responsabilidades profissionais e realizações para atrair a atenção dos profissionais de RH, e se destacar da multidão.
A consultora Robert Walters refere que o LinkedIn é também uma plataforma interessante para discutir a inovação e as tendências do setor com outros profissionais.
“Juntar grupos e estar ativo, também no verão, pode ajudar a mostrar aos consultores que está comprometido com o setor e as suas novidades. Receber recomendações de colegas ou chefes anteriores também é muito útil. Isto pode ajudar os gestores a tomar uma decisão sobre convidar para uma entrevista, informando-os do que os outros entendem como pontos fortes”, complementa.
“Sabemos que a maioria dos entrevistadores vê os perfis do LinkedIn de potenciais colaboradores como parte do processo de contratação. Use o seu LinkedIn para demonstrar a sua abordagem proativa e dar-lhe uma vantagem sobre outros candidatos”, conclui François.