<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Férias não gozadas? Conheça os seus direitos e saiba como as aproveitar

17 Julho 2022
Forever Young com ComparaJá.pt

Existem vários motivos que podem estar na base de férias não gozadas, como a conveniência em guardar os dias para uma altura mais oportuna, doença prolongada ou quando o contrato termina.

As férias não gozadas referem-se àquelas que não são usufruídas durante o período normal e expectável. Esta situação é bastante frequente, uma vez que muitos trabalhadores acumulam vários dias de férias não gozadas porque preferem adiar para uma altura mais conveniente, ou para fazer coincidir com as férias do cônjuge.

Outro cenário muito comum ocorre quando o trabalhador adoece durante as férias, ficando assim impedido de as gozar, ou quando há uma doença prolongada que implica baixa médica por um período superior a um ano. Além disso, as férias também podem deixar de ser gozadas quando o contrato termina antes do período previsto de descanso.

É importante recordar que as férias são um direito inalienável do trabalhador, o que significa que o trabalhador não pode deixar de as gozar, mesmo que seja por vontade própria. É um direito irrenunciável e não pode ser substituído por qualquer tipo de compensação, de qualquer natureza, nem se encontra dependente da assiduidade ou da efetividade do serviço.

O conceito subjacente a este direito é promover a recuperação física e psicológica do trabalhador, assim como a sua integração na vida familiar, social e cultural, fatores essenciais para um bom desempenho profissional.

A quantos dias de férias tem direito?
Cada trabalhador tem direito a um período mínimo de férias de 22 dias úteis por ano, que dizem respeito ao último ano de trabalho. Contudo, o Código do Trabalho prevê que as férias possam ser gozadas até ao dia 30 de abril do ano seguinte, ou mesmo acumuladas com as férias do ano presente, desde que haja consentimento do trabalhador.

Este princípio mantém-se inalterável no ano em que começa a trabalhar. Nesse ano, a Lei atribui ao trabalhador o direito a dois dias úteis de férias por cada mês de trabalho, até um máximo de 20 dias úteis, que só podem ser gozados depois de estar seis meses na empresa.

Com esta moldura legal, podem configurar-se casos em que os dias de férias não gozadas vão acumulando até chegar a um limite máximo, sendo o trabalhador depois efetivamente obrigado a usufruir das férias não gozadas, sem poder adiar mais, sob pena de incorrer em seu próprio prejuízo.

Quais são os limites de acumulação nas férias não gozadas?
As férias vencidas num ano devem ser gozadas nesse mesmo ano. Ou seja, a 1 de janeiro de cada ano, tem direito aos 22 dias de férias referentes ao trabalho efetuado no ano anterior. Estas férias devem ser gozadas até 31 de dezembro.

Apesar de esta ser a norma, existem exceções previstas pela Lei que permitem que o trabalhador adie o usufruto das férias até ao dia 30 de abril do ano civil seguinte, podendo acumular-se às férias vencidas nesse ano. Para isto acontecer, deve existir acordo entre a empresa e o trabalhador.

Contudo, caso não consiga gozar as férias até essa data, por sua responsabilidade, perde o direito aos dias e não recebe qualquer compensação financeira. Por outro lado, se a empresa impedir o gozo de férias, o trabalhador tem direito a uma compensação no valor do triplo da retribuição correspondente ao período em falta e, além disso, deve gozar esses dias até ao dia 30 de abril do ano seguinte.

Assim, este limite é algo a que todos devem estar atentos, quer o trabalhador, para não perder o direito às férias, quer a empresa, para evitar a indemnização correspondente.

Como são as férias nos outros países do mundo?
Os portugueses têm o direito legal a descansarem, pelo menos, 22 dias por ano. Em comparação, Espanha é o país Europeu com mais dias de férias, 30, seguido do Reino Unido com 28 dias e Luxemburgo, com 26 dias. Seguem-se países como Finlândia, Dinamarca ou Suécia, todos com 25 dias, ou Alemanha, com 20 dias de férias.

No outro extremo estão alguns países que ficam na cauda do mundo relativamente aos dias de férias concedidos aos trabalhadores. Um deles é o México, com apenas 6 dias de férias por ano, e a semana de trabalho é composta por seis dias de oito horas, o que perfaz um total semanal de 48 horas.

O período de férias na China (o país com mais habitantes do mundo) e na Nigéria é de apenas 5 dias úteis por ano. Nos Estados Unidos da América, não há um número nacional mínimo de dias de férias, o que significa que o trabalhador pode até não gozar nenhum dia.

Concluindo…
As férias são um dos direitos dos trabalhadores que foi conquistado a pulso. O direito ao descanso, ao lazer e aos momentos livres para integração social são fundamentais para o bem-estar físico e mental do trabalhador, o que, por sua vez, também contribui para um bom desempenho profissional.

Por isso é tão importante estar a par da lei que enquadra as férias não gozadas.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 14 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 14 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 15 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 15 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 15 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 16 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 16 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 16 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 16 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 17 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 17 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 17 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 18 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 18 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 19 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 19 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 19 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 19 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 20 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.