Partilhar

Já não passamos sem a internet: estes são os 3 grandes riscos digitais para as relações

Antes do Mês Europeu da Cibersegurança, a Kaspersky, empresa global de cibersegurança e privacidade digital, destaca os riscos crescentes que a tecnologia representa para as relações íntimas.

1 Outubro 2024
Forever Young

O mote do Mês de Sensibilização de Cibersegurança deste ano apela à proteção dos nossos mundos, à ação e à iniciativa de todos os utilizadores para garantirem a sua própria segurança, uma vez que se encontram cada vez mais expostos às ameaças do mundo digital. A segurança não passa apenas pela aplicação de medidas preventivas, mas também pela consciencialização do perigo que cada ameaça representa.

Neste âmbito, a Kaspersky identificou três ameaças principais que foram exacerbadas pelos avanços da tecnologia:

1. Abuso de imagens íntimas: quando as imagens privadas se tornam públicas Um inquérito realizado em maio a 9.033 pessoas, provenientes de todo o mundo, revelou que um quarto (25%) dos inquiridos partilharam imagens com pessoas que conheceram online, com o número a subir para 39% na faixa etária entre os 25-34 anos. Os homens são particularmente propensos: 20% inquiridos do sexo masculino admitiram que já enviaram imagens explícitas a pessoas que nunca conheceram na vida real. Esta forma de confiança digital é facilmente explorada, conduzindo ao abuso de imagens íntimas, frequentemente designado de “pornografia de vingança”. Entre as gerações mais jovens, 69% dos inquiridos, entre os 16 e os 24 anos, relatam experiências deste tipo de abuso online. A partilha de imagens íntimas revelou-se ser um problema social crítico.

2. Stalkerware: quando a tecnologia legítima é utilizada de forma abusiva O stalkerware, disfarçado de aplicações e ferramentas legítimas, tornou-se uma preocupação crescente, com os dados da Kaspersky a mostrarem um aumento de 5,8% nos casos de 2022 a 2023, afetando mais de 31.000 indivíduos em todo o mundo. Na Europa, a Alemanha, a França e o Reino Unido são os três países mais afetados em 2023. Portugal integra, pela primeira vez, a lista dos 10 dos países mais afetados, ficando em 10º lugar e substituindo a Grécia. No entanto, o Stalkerware é apenas um aspeto de um padrão de abuso mais alargado. No atual mundo altamente conectado, os cibercriminosos podem tirar partido das redes sociais, dos dispositivos domésticos inteligentes e da localização por GPS para monitorizar as suas vítimas sem necessidade de instalar stalkerware.

3. Deepfakes: quando as falsificações se tornam muito próximas da realidade A tecnologia deepfake, que permite a criação de imagens, vídeos ou gravações de áudio falsas e bastante realistas, geradas pela Inteligência Artificial, está a emergir como uma ferramenta perigosa nas relações pessoais. A tecnologia desenvolveu-se rapidamente nos últimos cinco anos, com várias ferramentas de código aberto disponíveis online, totalmente gratuitas, permitindo a qualquer pessoa com conhecimentos básicos de programação criar deepfakes. Consequentemente, as deepfakes estão preparadas para se tornarem uma das ferramentas mais perigosas do futuro, com um potencial crescente de criação de conteúdos falsos comprometedores que podem ser utilizados para chantagem e coação nas relações.

 

Mais Recentes

Ideal para quem viaja em lazer ou em negócios, venha conhecer o novo hotel do Porto

há 7 horas

Madeira recebe resort familiar all inclusive de luxo: venha conhecê-lo

há 7 horas

Hotel português conquista prémio Condé Nast Traveller

há 7 horas

Se já passou dos 50 anos é mesmo importante descobrir os benefícios e as propriedades do salmão

há 9 horas

Supermercado celebra o seu 33.º aniversário e oferece 5 semanas de promoções (imperdíveis)

há 10 horas

Investigação faz uma revelação perturbadora: este é o país onde as crianças são mais infelizes (descubra em que posição está Portugal)

há 10 horas

Como começar (e acabar) de escrever um livro de memórias após os 50

há 10 horas

Descobrimos o primer sem silicone que prepara a tez para uma maquilhagem duradoura: é da Shiseido

há 12 horas

Atrasa o envelhecimento e é ideal para perder gordura: descobrimos tudo sobre o ‘super alimento’ da moda que deve ser consumido ao pequeno-almoço

há 13 horas

Já todos passámos por isso: a barriga a fazer barulho quando estamos com fome. Agora descobrimos como a fazer parar de “falar”

há 13 horas

Sabe quantos quilos pode perder por mês se caminhar diariamente meia hora?

há 14 horas

Cancro: 13% dos casos da doença estão ligados a estas bactérias ou vírus (especialistas defendem que podem ser evitadas)

há 14 horas

Doença de Graves: entenda o problema de saúde da atriz Maggie Smith falecida recentemente

há 14 horas

Óbito: Morreu o cardeal angolano Alexandre do Nascimento

há 15 horas

Óbito: Morreu o ator Ron Hale

há 15 horas

Farmacêuticos do SNS vão estar em greve entre 22 e 24 de outubro

há 15 horas

Lisboa eleita Melhor Destino Culinário da Europa

há 1 dia

EUA acabam de aprovar novo medicamento contra a esquizofrenia: o primeiro em três décadas

há 1 dia

Osteoporose em pessoas com menos de 50 anos: uma realidade cada vez mais frequente e estas são as razões

há 1 dia

Um alerta para levar a sério: 80% da população será infectada pelo papilomavírus humano

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.