Partilhar

Festa do Outono de Serralves celebra 100 anos de Parque

Anote as datas

17 Setembro 2023
Forever Young

A Festa do Outono de Serralves, no Porto, a 23 e 24 de setembro, celebra 100 anos de Parque com dezenas de atividades artísticas e pedagógicas, com destaque para a dimensão rural, produção alimentar e raças autóctones, avança a Lusa.

Segundo a diretora do Parque de Serralves, Helena Freitas, o programa da Festa do Outono, que assinala este ano o centenário da criação daquele espaço verde, é “incrível”, “muito apelativo” e vai incidir na “valorização do mundo rural e a produção alimentar”.

“Há uma oportunidade de estarmos com a natureza e sermos mais humanos. […] Queremos regenerar e reabilitar. Queremos que o Parque ajude a trazer os benefícios da dimensão rural”, declarou Helena Freitas, em conferência de imprensa, para apresentar a programação da Festo do Outono de 2023, onde foi anunciado que o evento decorreria nos dias 23 e 24 setembro com entrada gratuita.

Para Helena Freitas celebrar o 100.º aniversário do Parque de Serralves na Festa do Outono é especial, pois além de permitir a valorização da educação ambiental e do mundo rural, permite também assinalar aquele espaço verde em associação com a arquitetura paisagista e o desenho urbano.

“É realmente inequivocamente um espaço perfeitamente excecional de educação ambiental. […] Aquilo que nós fazemos aqui todos os dias com as crianças, com as famílias, é absolutamente único no país. Não há nada que seja equiparável. Por outro lado, temos aqui um ambiente interdisciplinar”.

Helena Freiras defende que é “muito importante” dizer o que o Parque de Serralvevs representou no próprio desenho urbano da cidade do Porto.

“Foi absolutamente essencial, porque representou uma ligação àquilo que é a história rural envolvente, portanto, as quintas da grande região da área metropolitana. Este parque foi sempre um ícone desta qualidade e do extraordinário que essas quintas tinham e que guardavam em espécies vegetais”, como as “famosas camélias”, por exemplo.

A Festa do Outono 2023 tem um programa “multidisciplinar muito diversificado”, que se inspira naquela que é a atividade e os domínios de intervenção da Fundação de Serralves, designadamente o respeito pelas “questões da sustentabilidade em geral”, muito particularmente a defesa do meio ambiente, a contemporaneidade e a relação com a interligação [entre] a ancestralidade e as tradições”, explicou Rui Costa, um dos responsáveis pela programação do evento.

Rui Costa referiu que as “artes e ofícios” de diferentes proveniências do país estarão muito presentes nesta Festa do Outono, onde as crianças vão poder dar azo à sua criatividade em oficinas ou a contactar com animais da quinta e com as raças autóctones.

Do ponto de vista artístico, a Festa do Outono tem também vários ‘workshops’ relacionados com interatividade, ciência, tecnologia, inteligência artificial, passando por espetáculos de artes performativas, como o teatro, artes circenses, teatro de marionetas, música, e ainda leituras, um mercado de outono e a feira de design urbano.

Rui Costa destacou, por exemplo, as oficinas de cestaria, feltragem, tecelagem e trabalho em lã, a oficina “Viagem com bolotas”, a exposição “O tempo das Árvores”, de Paulo Neves, e a exposição “Parque de Serralves – 100 anos de História”, bem como a instalação interativa “Ovelhas à Solta”.

As raças autóctones, com uma aula sobre o burro de Miranda, o Festival de Cinemini com sete sessões destinadas a crianças, concertos do Ensemble de Percussão da Banda Sinfónica Portuguesa, e a leitura de excertos do livro “As Penélopes”, por autoras, são algumas das dezenas de atividades que podem ser realizadas ao longo dos dois dias da Festa do Outono 2023.

A obra “As Penélopes” (Bairro dos Livros, 2021) conta com textos de Ana Luísa Amaral, Manuela Ribeiro, Isabel de Sá, Raquel Patriarca, Rosa Alice Branco, Margarida Vale Gato, Patrícia Portela, Luísa Monteiro e Gisela Casimiro, Inês Cardoso, Cláudia Lucas Chéu e da cantautora Márcia.

As atividades da Festa do Outono são gratuitas e contam este ano com o apoio de 19 municípios portugueses.

O acesso pode ser feito pelos portões da Avenida Marechal Gomes da Costa e da Rua Bartolomeu Velho.

Mais Recentes

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 3 minutos

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 18 minutos

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 36 minutos

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 58 minutos

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 1 hora

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 2 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 2 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 2 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 3 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 3 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 3 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 3 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 3 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 3 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 4 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 4 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 4 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 4 horas

Se é funcionário público esta decisão do Governo interessa-lhe. diz respeito a descanso extra

há 4 horas

Prémio Bárbara Virgínia entregue pela Academia Portuguesa de Cinema a Monique Rutler

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.