Partilhar

Festival de cinema reúne biografias e retratos da contemporaneidade

A 21.ª edição do DocLisboa encerrará com “Baan”, a primeira longa-metragem de ficção de Leonor Teles.

28 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

O festival DocLisboa conta com vários retratos e histórias de vida, da escritora Margarida Tengarrinha ao compositor Wang Xilin, da cineasta Agnès Varda ao encenador Luís Miguel Cintra, que são vislumbres do passado e registos de contemporaneidade, avança a Lusa

A 21.ª edição do festival DocLisboa está prevista para os dias de 19 a 29 de outubro e a programação foi revelada hoje na íntegra, depois de, nas últimas semanas, terem sido anunciados vários destaques.

A competição portuguesa conta com nove filmes, a maioria em estreia mundial, entre os quais “Clandestina”, documentário de Maria Mire sobre a escritora, professora e resistente antifascista Margarida Tengarrinha, e “Fogo no Lodo”, de Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca, sobre Unal, “uma aldeia de produtores de arroz que foram os primeiros a envolver-se na revolta armada contra o colonialismo português na Guiné-Bissau”.

A extensa programação é atravessada por outros retratos documentais, como “Verdade ou consequência?”, de Sofia Marques, sobre o encenador Luís Miguel Cintra, “Ospina Cali Colômbia”, de Jorge de Carvalho, que recupera um encontro com o cineasta Luis Ospina em Lisboa, e “Big Bang Henda”, de Fernanda Polacow, sobre o artista angolano Kiluanji Kia Henda.

Anteriormente, o festival tinha já anunciado uma retrospetiva sobre cinema produzido nos Estados Unidos nos anos de 1930, nos anos de recuperação da “grande depressão” da economia americana.

É o retrato de uma época em que “uma aliança de cineastas radicais lutou para criar um novo género de documentário social”, com filmes de realizadores como Joris Ivens, Paul Strand, Pare Lorentz e Elia Kazan, explica a organização.

O DocLisboa contará ainda com, entre outros, “Theater of Thought”, de Werner Herzog, “Menus Plaisirs – Les Troisgros”, de Frederick Wiseman, “Portrait of Gina”, um filme-piloto de Orson Welles sobre a atriz Gina Lollobrigida, e “Viva Varda!”, de Pierre-Henri Gibert, sobre a realizadora belga Agnès Varda.

Destaque ainda para o filme luso-brasileiro “Diário de um crime”, de Pavel Tavares: “O que é um documentário (um documento sobre a realidade) para alguém sem documentos? O filme grita o absurdo da burocracia”, refere a sinopse.

Entre as atividades paralelas ao festival, está previsto um debate sobre novas perspetivas para a coprodução entre Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa.

A abertura do DocLisboa será com o filme “Man in Black”, de Wang Bing, sobre o compositor e dissidente chinês Wang Xilin, de 86 anos, que foi convidado a estar em Lisboa.

A 21.ª edição do DocLisboa encerrará com “Baan”, a primeira longa-metragem de ficção de Leonor Teles.

Toda a programação estará disponível em www.doclisboa.org.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 12 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 13 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 13 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 13 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 14 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 14 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 14 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 14 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 15 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 15 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 15 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 15 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 16 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 16 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 16 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 16 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 16 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 18 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 18 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.