Partilhar

Festival estreia duas peças portuguesas da dramaturgia contemporânea

Fique a par

17 Junho 2023
Forever Young

A programação do Festival de Almada vai contar com a estreia de duas peças portuguesas, focadas na dramaturgia nacional contemporânea, uma pela Companhia de Teatro de Almada, outra pelo Teatro Griot, em coprodução com os Artistas Unidos, avança a Lusa.

O anúncio foi feito hoje, na apresentação da 40.ª edição do Festival de Almada, que decorre de 04 a 18 de julho, um aniversário que a programação celebra com “alguns dos mais destacados criadores e companhias nacionais e internacionais”.

A Companhia de Teatro de Almada, que organiza o festival, vai estrear a peça “Calvário”, com texto e encenação de Rodrigo Francisco, enquanto o Teatro Griot, em coprodução com os Artistas Unidos, adapta “Ventos do apocalipse”, de Noé João, a partir do romance da escritora moçambicana Paulina Chiziane, Prémio Camões 2021.

De acordo com a programação, “Calvário” utiliza o mecanismo do “teatro dentro do teatro” para contar o “naufrágio coletivo” de um grupo que está a tentar montar a peça “Minetti”, de Thomas Bernhard.

Quanto ao espetáculo “Ventos do apocalipse”, invoca o cenário dantesco da guerra civil moçambicana, que Chiziane descreve no seu romance de uma forma “dantesca e ‘boscheana’”, como afirmou Noé João, numa alusão ao mestre da pintura flamenga dos séculos XV/XVI, autor das “Tentações de St.º Antão”, Hieronymus Bosch.

O festival contará ainda com peças do Teatro Nacional São João, do Teatro do Vestido, da Formiga Atómica e de Rui M. Silva.

O Teatro Nacional São João apresenta “Suécia”, de Pedro Mexia, com encenação de Nuno Cardoso, cujo ponto de partida foi o fascínio do escritor por aquele país nórdico. Estreada no Nacional do Porto, no passado dia 8, “Suécia” é a primeira peça longa do autor, que se estreou na dramaturgia com “Nada de Dois”, de 2009, uma tragicomédia em seis curtos atos, protagonizada por um casal em confronto.

Joana Craveiro e o seu Teatro do Vestido propõem uma “viagem ao tempo das cassetes”, com o espetáculo “Aquilo que ouvíamos”, que aborda a cultura musical alternativa dos anos 1980/90, e que se estreou em 2021 no Lux/Frágil.

A dupla Miguel Fragata e Inês Barahona, com a sua Formiga Atómica, repõem “Montanha-russa”, um dos êxitos de 2018, com música ao vivo dos Clã (Helder Gonçalves e Manuela Azevedo).

O ator Rui M. Silva, por sua vez, vai interpretar a solo um texto de Afonso Cruz intitulado “A equipa”, uma história de autoficção sobre a amizade e a camaradagem de um grupo de jovens jogadores de basquetebol.

O Teatro Experimental de Cascais apresenta o Espetáculo de Honra 2023, “Eu sou a minha própria mulher”, de Doug Wrigth, com encenação de Carlos Avilez, votado pelo público na edição anterior para regressar este ano.

O Festival recebe ainda peças de criadores com raízes fora da Europa, como é o caso da encenadora e atriz libanesa Hanane Hajj Ali, e do ator e encenador francês, de origem argelina, Abdelwaheb Sefsaf.

Companhias como as dos catalães Els Joglars e dos belgas Raoul Collectif, assim como o criador galego Pablo Fidalgo, são também já conhecidos do público de Almada, regressando com novas criações.

Na sua 40.ª edição, que inclui 20 produções, o Festival de Almada vai homenagear o ator e encenador João Mota, fundador da Comuna – Teatro de Pesquisa, estando prevista, no dia 08 de julho, após a homenagem, a exibição da sua penúltima encenação, “Não andes nua pela casa”, de Georges Feydeau.

O professor universitário italiano Franco Laera dirigirá a 10.ª edição do curso de formação “O sentido dos Mestres”, dedicado este ano à atividade de produção em teatro.

Para além das conversas com alguns dos criadores presentes em Almada, o Festival organiza um Encontro da Cerca dedicado ao tema “A Inteligência Artificial e a criação artística”.

De acordo com a programação, todos os dias, antes dos espetáculos da noite, haverá na esplanada da Escola D. António da Costa concertos de músicas do mundo, com entrada livre.

Os espetáculos serão distribuídos por nove palcos de Almada (Teatro Municipal Joaquim Benite, Escola D. António da Costa, Fórum Romeu Correia, Incrível Almadense, Academia Almadense) e Lisboa (Centro Cultural de Belém).

 

Mais Recentes

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 1 hora

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 2 horas

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 3 horas

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 5 horas

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 6 horas

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 23 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 24 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 24 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 1 dia

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 1 dia

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 1 dia

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 1 dia

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 1 dia

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 1 dia

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 1 dia

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 1 dia

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 1 dia

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 1 dia

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 1 dia

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.