Para os bebés, que estavam habituados a viver na barriga da mãe, todo o ambiente que os rodeia é novidade, o que pode dificultar muito o seu descanso durante a noite.
Por isso, neste Dia Mundial do Sono, que se celebra a 17 de março, a Zippy partilha dicas e sugestões que ajudam a garantir a qualidade do sono dos bebés.
Há várias técnicas para ajudar os mais novos a dormir melhor, mas não é possível afirmar que há uma única correta, uma vez que cada bebé é diferente. Contudo, é essencial garantir que existe um ritual de desaceleração, onde os estímulos visuais e auditivos vão diminuindo, trazendo a calma. Trata-se de uma preparação para a hora de deitar, que deve ser realizada de forma suave e positiva, para que os bebés a vejam
como um final de dia natural.
Quando os pais vão deitar os bebés, devem deixá-los de barriga para cima e evitar que haja objetos, almofadas, peluches ou outros brinquedos dentro da cama, para uma maior segurança. Ainda que o ideal seja confirmar, de forma frequente, se o bebé está calmo e tranquilo no berço, o uso de um intercomunicador de vigilância também é um excelente aliado para vigiar o bebé durante o seu sono.
Além disso, as luzes de presença também têm uma grande importância, porque ajudam a que os bebés se sintam mais seguros. Assim, estes podem dormir num ambiente mais escuro, mas ter uma luz que se acende sempre que choram, para os tentar acalmar.
Nos primeiros meses de vida, é, ainda, comum os bebés terem regurgitação excessiva e vómitos, nomeadamente quando estão deitados para dormir. Por isso, é bom ter a almofada ideal, para evitar e diminuir estes inconvenientes.
Estes detalhespodem fazer toda a diferença numa boa noite de sono, aliando a uma rotina saudável, a um banho e uma massagem com creme hidratante antes de deitar, bem como à diminuição das luzes e dos ruídos em casa.