O Instituto Politécnico de Setúbal, através da sua Escola Superior de Educação (ESE/IPS), vai reunir, entre os próximos dias 27 e 28 de outubro, investigadores e profissionais da área da Educação para debater a temática “Comunidades de formação e educação ao longo da vida”.
Nesta sua terceira edição, o Seminário “Dar Asas ao Saber”, organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF) do IPS, pretende abordar os processos educativos contemporâneos, inscritos num paradigma que valoriza a abrangência e a diversidade de modalidades formativas que ocorrem ao longo da vida, em diferentes contextos e situações, face ao qual as comunidades assumem um papel fundamental.
A iniciativa, na continuidade das anteriores edições, pretende constituir-se como um espaço de reflexão e debate entre todos aqueles que investigam e/ou intervêm nesta área, englobando os seguintes três eixos temáticos: Educação e formação na escola; Educação e formação nas comunidades; Educação e formação inclusiva, intercultural e intergeracional.
A conferência plenária, agendada para as 10h00 de dia 27 de outubro, aborda os “Desafios da Inteligência Artificial” e estará a cargo de Vítor Teodoro, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona. Segue-se um painel onde serão apresentados vários projetos de investigação e/ou intervenção, no contexto da formação ao longo da vida, a cargo de docentes da Universidade do Algarve, Universidade do Minho e da ESE/IPS. O seminário contempla ainda comunicações e workshops paralelos.
O período de inscrições já se encontra a decorrer e os interessados na apresentação de comunicações podem fazê-lo até ao próximo dia 18 de setembro, através da página do seminário, em https://projetos.ese.ips.pt/cief2023/, onde está também disponível o programa detalhado.