Ganhou coragem e fez aquele piercing com o qual sempre sonhou. Mas sabe tratar dele?

Agora que tomou coragem e fez o seu piercing, é altura de saber que cuidados deve ter para que não inflame ou infete.

Antes de mexer, manusear, limpar qualquer piercing deve lavar bem as mãos, principalmente se este é novo ou se está num qualquer processo inflamatório ou com alguma complicação.

A melhor solução de limpeza passa pela aplicação de uma solução salina que pode até ser feita em casa. Bastar-lhe-á ferver um pouco de água num recipiente limpo e acrescentar sal marinho, aconselha o atlasdasaude.pt . Depois pode usar um ou mais cotonetes para limpar a área do piercing, retirando com cuidado qualquer excesso de crosta ou acumulação de líquido que se possa ter formado na área. Após a limpeza, certifique-se que o seu piercing permanece seco e que não ficou nenhum resto de algodão na área.

A limpeza do seu piercing deve ser feita de um modo regular e pelo menos duas vezes por dia, ou até mais se estivermos em alturas de calor onde o corpo sua, ou se tiver estado a praticar desporto. Nessas alturas é ainda mais importante que cuide da limpeza da área onde o seu piercing esta inserido.

É muito importante que esteja atento a qualquer alteração de aspeto do seu piercing.

Se isso acontecer, comece a tratar do problema o quanto antes para que a tempo possa evitar dissabores desagradáveis.

Durante a cicatrização deve evitar nadar em piscinas pois isso pode provocar uma irritação, já a água do mar, por ser salina, é em teoria muito boa, embora deva evitar tomar banho em águas consideradas poluídas, pois de outra forma pode acontecer também uma irritação ou inflamação.

Tenha cuidado com as roupas que veste pois o roçar desta pode irritar também a zona do piercing e provocar irritações ou inflamações. Por outro lado, não se esqueça que até estar cicatrizado o seu corpo vai soltar um liquido pelas zonas furadas. Se estiver em contacto com a roupa e com o seu piercing, pode também irritar a zona.

Uma vez cicatrizado, o seu piercing vai criar um canal artificial onde podem começar muitas infeções. Isto porque é uma área criada dentro da sua pele onde se podem acumular elementos estranhos ou sujidade.

Para evitar que isto aconteça nunca se esqueça de lavar o seu piercing com uma solução antisséptica por pelo menos 6 meses e com a solução salina por pelo menos 4 meses. Limpezas essas mais frequentes como já vimos se estivermos nos meses mais quentes, ou se for praticante de desporto. Se assim fizer vai evitar a acumulação de germes, bactérias e sujidade nessa área, evitando que aconteçam infeções.

Há pessoas cujo canal fecha mais rapidamente do que outras. Isto pode ser um problema nomeadamente quando queremos retirar o piercing para limpar, ou apenas para mudar o adorno. A primeira troca só poderá ser realizada normalmente após os dois primeiros meses e com a ajuda de um profissional. A partir dos 4 meses já poderá em principio trocar em casa.

Se em alguma destas situações não conseguir colocar o piercing de volta, não force o local. Experimente lubrificar a ponta com um lubrificante à base de água, ou alguma pomada cicatrizante. Se não conseguir passar o piercing pelo furo de uma forma suave, não insista e consulte um profissional.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...