<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

“Génesis”, livro póstumo de Henry Kissinger, em lançamento mundial

15 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 19 de novembro, “Génesis, Inteligência Artificial, Esperança e o Espírito Humano”, o livro póstumo de Henry Kissinger

HENRY KISSINGER

A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 19 de novembro, “Génesis, Inteligência Artificial, Esperança e o Espírito Humano”, o livro póstumo de Henry Kissinger, em co-autoria com dois eminentes tecnólogos, Craig Mundie e Eric Schmidt, que dedicam a obra ao “homem de Estado, diplomata, mentor e amigo” que morreu, aos 100 anos, há precisamente um ano (29 de novembro 2023).

“Neste livro, abordamos o impacto da IA em oito áreas diferentes da atividade e do pensamento humanos, culminando com a própria resposta filosófica do Dr. Kissinger à incessante procura de uma estratégia que permita equi­librar benefícios e riscos. Ele explora as perspetivas de uma coexistência humana com a IA e, a seu tempo, de uma coevolução huma­no-IA. Ao colocar conceptualmente a possibilidade de uma conciliação destas duas espécies – uma orgânica, a outra sintética – revela também a necessidade de uma escolha: criar um mundo em que a IA se torne mais parecida con­nosco, ou um mundo em que nós nos tornemos mais pare­cidos com a IA”, escrevem, na introdução, os autores.

A 22.ª obra do antigo secretário de Estado norte-americano tem prefácio do seu biógrafo oficial, o prestigiado historiador britânico Niall Ferguson, para quem o também Prémio Nobel da Paz nunca deixou de refletir sobre as implica­ções das mudanças tecnológicas no domínio político: “A lição da vida de Henry Kissinger é clara. Os avan­ços tecnológicos podem ter tanto consequências benéfi­cas como maléficas, dependendo da forma como decidimos coletivamente explorá-los. Mas seria um erro grave assumir que utilizaremos esta nova tec­nologia mais para fins produtivos do que para fins potencial­mente destrutivos.”

O político norte-americano estava profundamente preocupado com os seis cená­rios traçados pelos autores, e o seu esforço para os evitar não termi­nou com a escrita deste livro. Não é segredo que o último empenho da sua vida – em que esgotou as forças que lhe restavam nos meses seguintes ao seu centésimo aniversá­rio – foi iniciar um processo de conversações sobre a limi­tação de armas de IA entre os Estados Unidos e a China.

Traçando uma rota entre a fé cega e o medo injustificado, Génesis define, pois, uma estratégia eficaz para navegar na era da IA e prepara os decisores de hoje para as escolhas de amanhã, apontando caminhos para aproveitar as oportunidades apresentadas pela IA sem cair nas forças mais obscuras que esta revolução desencadeou.

A IA irá ajudar a Humanidade a enfrentar enormes crises – desde as alterações climáticas aos conflitos geopolíticos e à desigualdade de rendimentos. É bem possível que resolva alguns dos maiores mistérios do nosso universo, revolucione domínios tão diversos como a medicina e a arquitetura, e eleve o espírito humano a alturas inimagináveis. Mas a IA também nos vai colocar desafios a uma escala e intensidade nunca vistas – usurpando o nosso poder de julgamento e ação independentes, testando a nossa relação com o divino, e talvez até mesmo estimulando uma nova fase na evolução humana. Quem vamos escolher para liderar a nossa espécie neste território desconhecido? Ou será que nós, passiva e inconscientemente, já escolhemos?

«Exploração oportuna da relação entre a Inteligência Artificial e o conhecimento, o poder e a política, este livro leva-nos a refletir sobre o risco e o potencial que a IA representa para a humanidade.»
—Bill Gates

«Na altura em que tentamos traçar um rumo responsável para o futuro da IA, este livro estabelece um quadro de esperança sobre como podemos coexistir, mantendo o que significa ser humano… É de leitura obrigatória para os decisores.»
—Condoleezza Rice

Henry A. Kissinger (1923-2023) foi conselheiro de vários presidentes norte-americanos e de líderes mundiais, e recebeu o prémio Nobel da Paz e a Medalha Presidencial da Liberdade. Autor de extensa obra, escreveu, juntamente com Eric Schmidt e Daniel Huttenlocher, A Era da Inteligência Artificial.
Eric Schmidt, antigo diretor-executivo e presidente da Google, é um tecnólogo de sucesso, empresário e filantropo. Eric fundou o Special Competitive Studies Project em 2021, uma iniciativa sem fins lucrativos para reforçar a competitividade da América a longo prazo no domínio da IA e da tecnologia. Recentemente, cofundou – com a sua mulher, Wendy – a Schmidt Sciences, uma organização sem fins lucrativos que fomenta a aplicação da ciência e da tecnologia para solucionar assuntos globais.
Craig Mundie, presidente da Mundie & Associates, é antigo diretor de investigação e de estratégia da Microsoft, empresa que continua a aconselhar nas áreas da computação quântica e da cibersegurança. É também investidor e conselheiro de empresas recém-constituídas relacionadas com a IA e outras tecnologias. Foi este tipo de perceção, nascida da experiência histó­rica e pessoal, que inspirou Henry Kissinger a dedicar tanto tempo da sua vida ao estudo da ordem mundial e a evitar a guerra mundial. Foi o que o levou a reagir com tanta alacri­dade – e preocupação – aos recentes avanços da inteligên­cia artificial. E é por isso que esta publicação póstuma é tão importante como tudo o que ele escreveu ao longo da sua longa e consequente vida.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 6 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 6 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 6 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 7 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 7 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 7 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 8 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 8 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 8 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 9 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 9 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 9 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 10 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 10 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 11 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 11 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 12 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 12 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 12 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.