Partilhar

“Génesis”, livro póstumo de Henry Kissinger, em lançamento mundial

A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 19 de novembro, “Génesis, Inteligência Artificial, Esperança e o Espírito Humano”, o livro póstumo de Henry Kissinger

15 Novembro 2024
Sandra M. Pinto
HENRY KISSINGER

A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 19 de novembro, “Génesis, Inteligência Artificial, Esperança e o Espírito Humano”, o livro póstumo de Henry Kissinger, em co-autoria com dois eminentes tecnólogos, Craig Mundie e Eric Schmidt, que dedicam a obra ao “homem de Estado, diplomata, mentor e amigo” que morreu, aos 100 anos, há precisamente um ano (29 de novembro 2023).

“Neste livro, abordamos o impacto da IA em oito áreas diferentes da atividade e do pensamento humanos, culminando com a própria resposta filosófica do Dr. Kissinger à incessante procura de uma estratégia que permita equi­librar benefícios e riscos. Ele explora as perspetivas de uma coexistência humana com a IA e, a seu tempo, de uma coevolução huma­no-IA. Ao colocar conceptualmente a possibilidade de uma conciliação destas duas espécies – uma orgânica, a outra sintética – revela também a necessidade de uma escolha: criar um mundo em que a IA se torne mais parecida con­nosco, ou um mundo em que nós nos tornemos mais pare­cidos com a IA”, escrevem, na introdução, os autores.

A 22.ª obra do antigo secretário de Estado norte-americano tem prefácio do seu biógrafo oficial, o prestigiado historiador britânico Niall Ferguson, para quem o também Prémio Nobel da Paz nunca deixou de refletir sobre as implica­ções das mudanças tecnológicas no domínio político: “A lição da vida de Henry Kissinger é clara. Os avan­ços tecnológicos podem ter tanto consequências benéfi­cas como maléficas, dependendo da forma como decidimos coletivamente explorá-los. Mas seria um erro grave assumir que utilizaremos esta nova tec­nologia mais para fins produtivos do que para fins potencial­mente destrutivos.”

O político norte-americano estava profundamente preocupado com os seis cená­rios traçados pelos autores, e o seu esforço para os evitar não termi­nou com a escrita deste livro. Não é segredo que o último empenho da sua vida – em que esgotou as forças que lhe restavam nos meses seguintes ao seu centésimo aniversá­rio – foi iniciar um processo de conversações sobre a limi­tação de armas de IA entre os Estados Unidos e a China.

Traçando uma rota entre a fé cega e o medo injustificado, Génesis define, pois, uma estratégia eficaz para navegar na era da IA e prepara os decisores de hoje para as escolhas de amanhã, apontando caminhos para aproveitar as oportunidades apresentadas pela IA sem cair nas forças mais obscuras que esta revolução desencadeou.

A IA irá ajudar a Humanidade a enfrentar enormes crises – desde as alterações climáticas aos conflitos geopolíticos e à desigualdade de rendimentos. É bem possível que resolva alguns dos maiores mistérios do nosso universo, revolucione domínios tão diversos como a medicina e a arquitetura, e eleve o espírito humano a alturas inimagináveis. Mas a IA também nos vai colocar desafios a uma escala e intensidade nunca vistas – usurpando o nosso poder de julgamento e ação independentes, testando a nossa relação com o divino, e talvez até mesmo estimulando uma nova fase na evolução humana. Quem vamos escolher para liderar a nossa espécie neste território desconhecido? Ou será que nós, passiva e inconscientemente, já escolhemos?

«Exploração oportuna da relação entre a Inteligência Artificial e o conhecimento, o poder e a política, este livro leva-nos a refletir sobre o risco e o potencial que a IA representa para a humanidade.»
—Bill Gates

«Na altura em que tentamos traçar um rumo responsável para o futuro da IA, este livro estabelece um quadro de esperança sobre como podemos coexistir, mantendo o que significa ser humano… É de leitura obrigatória para os decisores.»
—Condoleezza Rice

Henry A. Kissinger (1923-2023) foi conselheiro de vários presidentes norte-americanos e de líderes mundiais, e recebeu o prémio Nobel da Paz e a Medalha Presidencial da Liberdade. Autor de extensa obra, escreveu, juntamente com Eric Schmidt e Daniel Huttenlocher, A Era da Inteligência Artificial.
Eric Schmidt, antigo diretor-executivo e presidente da Google, é um tecnólogo de sucesso, empresário e filantropo. Eric fundou o Special Competitive Studies Project em 2021, uma iniciativa sem fins lucrativos para reforçar a competitividade da América a longo prazo no domínio da IA e da tecnologia. Recentemente, cofundou – com a sua mulher, Wendy – a Schmidt Sciences, uma organização sem fins lucrativos que fomenta a aplicação da ciência e da tecnologia para solucionar assuntos globais.
Craig Mundie, presidente da Mundie & Associates, é antigo diretor de investigação e de estratégia da Microsoft, empresa que continua a aconselhar nas áreas da computação quântica e da cibersegurança. É também investidor e conselheiro de empresas recém-constituídas relacionadas com a IA e outras tecnologias. Foi este tipo de perceção, nascida da experiência histó­rica e pessoal, que inspirou Henry Kissinger a dedicar tanto tempo da sua vida ao estudo da ordem mundial e a evitar a guerra mundial. Foi o que o levou a reagir com tanta alacri­dade – e preocupação – aos recentes avanços da inteligên­cia artificial. E é por isso que esta publicação póstuma é tão importante como tudo o que ele escreveu ao longo da sua longa e consequente vida.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 10 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 12 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 12 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 13 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 13 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 14 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 14 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 14 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 15 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 15 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 15 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 16 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 16 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 18 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 18 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 19 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 19 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 20 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 20 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.