Um estudo da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, descobriu que uma combinação de extrato de chá verde descafeinado e exercício físico possui capacidade de reduzir em até 75% o acumular de gordura no fígado.
Os responsáveis pela pesquisa utilizaram de camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura durante 16 semanas, que consumiram extrato de chá verde e se exercitaram regularmente.
O grupo apresentou apenas 25% de depósitos de gordura nos seus fígados em comparação com um grupo controle de camundongos. Os camundongos tratados apenas com extrato de chá verde ou apenas com exercícios apresentaram cerca de 50% de gordura no fígado em comparação com o grupo controle.
Embora esse estudo tenha sido realizado em camundongos, acredita-se que o benefício seja semelhante em humanos. O estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry não analisou apenas o tecido hepático dos camundongos, mas também mediu o teor de proteína e gordura nas suas fezes.
Os resultados mostraram que os camundongos que consumiram extrato de chá verde e se exercitaram apresentaram níveis mais elevados de gordura nas fezes.
O acumular de gordura no fígado rem o nome de esteatose hepática. A condição ocorre quando as células do órgão são infiltradas por gordura. Especialmente quando mais de 5 a 10% do fígado é composto por gordura, é necessário diagnosticar a causa e iniciar tratamento. Existem diversas causas para a gordura no fígado, como uso crónico de álcool, diabetes, aumento de triglicérides, uso de certos medicamentos, colesterol alto, hepatite crônica B e C e certas hepatopatias autoimunes.