Andar descalço gera diversos benefícios para a saúde do corpo como:
Melhora o equilíbrio e a postura – O contato total dos pés com o chão permite que o corpo aumente a superfície de suporte e permaneça mais facilmente em equilíbrio. Deste modo, a postura correta pode ser alcançada.
Reforça os pés e os músculos – Andar descalço fortalece os músculos dos pés e das pernas. Em suma, faz com que sejam utilizados melhor os dedos dos pés, que, de outra forma, estariam forçados dentro de um sapato fechado. Além disso, andar descalço é útil para tornar os dedos dos pés mais flexíveis.
Reduz o inchaço das pernas – Pessoas que sofrem de problemas de inchaço nas pernas, o hábito de andar descalço pode ser uma ótima alternativa, pois contribui para a melhoria da circulação sanguínea. Assim, ajuda e prevenir o inchaço que ocorre nas pernas e nos tornozelos, derivados de problemas circulatórios.
Protege de bactérias – Existem estudos que apontam que andar descalço protege contra as bactérias, uma vez que os pés ficam livres daquelas provenientes do uso de calçado fechado.
Aumento da atividade cerebral – Os pés estão cheios de terminações nervosas, sendo considerados importantes para a ligação com o mundo pelo que transportam uma grande quantidade de informações ao cérebro.
Crianças que andam descalças desenvolvem-se melhor – As crianças que passam a maior parte do tempo descalças desenvolvem-se melhor.