Gosta de Fórmula1? Este é o carro com o qual a Ferrari quer ser campeã em 2023

Ora veja.

 

Numa cerimónia que teve lugar na pista privada do construtor italiano, em Maranello, Itália, os dois pilotos titulares, o monegasco Charles Leclerc e o espanhol Carlos Sainz, mostraram carros que seguem o conceito adotado em 2022 e que deu bons resultados na primeira metade da temporada, em que predomina o vermelho, com apontamentos a negro, avança a Lusa.

 

Com a evolução dos motores “congelada” pelos regulamentos, as equipas têm apenas permissão para resolver problemas de fiabilidade, uma das causas do atraso para a Ferrari no ano passado.

“Não é segredo para ninguém que, no ano passado, a fiabilidade do motor não foi a melhor, mas trabalhámos bem este inverno para melhorar esse aspeto”, disse o novo diretor da equipa, o francês Frédéric Vasseur.

Responsável pelo desenvolvimento da carreira de Leclerc nas Fórmulas 3 e 2, Vasseur garantiu que, em pista, não haverá ninguém privilegiado.

“Não me importa quem ganhe, o que me importa é ter a Ferrari a vencer. Apoiaremos os dois (pilotos) por igual, mas a equipa está primeiro”, disse Vasseur, que substituiu o italiano Mattia Binotto no início deste ano.

“Mal posso esperar para começar o Mundial. Em 2022 demos um passo em frente comparando com 2021 e 2020, pelo que estou desejoso de começar este ano. O objetivo é ganhar”, frisou o vice-campeão mundial, que apenas foi batido pelo neerlandês Max Verstappen (Red Bull) em 2022.

No ano passado, a Ferrari arrancou a temporada com duas vitórias e um segundo lugar nas três primeiras corridas, mas seguiram-se problemas de fiabilidade que provocaram desistências comprometedoras quando lideravam, como aconteceu com Sainz na Áustria e Leclerc no Azerbaijão.

O trabalho de inverno na fábrica centrou-se em resolver esse problema de fiabilidade de forma a tirar partido de mais potência (cerca de 15 cavalos), num dos carros mais rápidos em qualificação (12 “poles” conquistadas, nove delas com Leclerc), mas que tinha dificuldades em aguentar uma corrida.

Em termos aerodinâmicos, mantém as características de 2022, com um topo de motor mais fino e alto e linhas mais limpas nas laterais.

A suspensão foi redesenhada e a caixa de velocidade é mais compacta, anunciou o construtor italiano.

O Mundial de Fórmula 1 arranca em 05 de março, no Bahrain, e termina em 26 de novembro, em Abu Dhabi, após 23 provas.

 

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